Artigos › 09/05/2022

Ser mãe é um amor incondicional

Ser mãe é um amor incondicional

 

Quando se ouve por aí, que as mães são mulheres-maravilhas, não é por acaso. Sobretudo nos tempos atuais, em que grande parte delas, além de cuidar dos filhos e do lar, também trabalha fora de casa.

Muitas acordam pela madrugada para poder deixar tudo organizado. Preparam o café da manhã dos pequenos e os arrumam para irem à escola. Às vezes, nem se alimentam direito para enfrentar o corre-corre. Tudo para ver os seus filhos bem.

Outras tantas contam com o apoio dos seus companheiros para desempenhar essas e as demais funções no que se refere ao âmbito familiar. Há, ainda,

aquelas que são mães solteiras, seja por perderem seus companheiros precocemente, ou que eles as deixam por um motivo ou outro. Algumas delas, inclusive, precisam conciliar dois ou três trabalhos para conseguir colocar comida na mesa.

Cada mãe tem a sua própria história, suas batalhas, mas todas têm algo em comum ser colaboradoras com Deus na geração da vida. Pois desde o ato da fecundação, do encontro dos dois gametas, masculino e feminino, a vida acontece. E só a mãe vai sentir a experiência de cada movimento daquele ser se desenvolvendo em seu ventre. E ela passa a amar com todas as suas forças, antes mesmo de ver a sua face.

Uma mãe abraça o mundo por meio do milagre da vida. Ela sonha, acredita e luta para viver cada momento do agora. A mãe dá a sua própria vida nas fases da gestação.  Ela beija o céu com os pés na terra ao dizer sim para a vida, pois carrega no seu ventre a dádiva maior de toda a existência humana. Toca, canta e suspira pensando em seu ser que está por vir ao mundo. Acaricia a própria barriga como se estivesse tocando em seu rosto.

Dores de alegria

Há cada semana e meses o milagre da vida vai acontecendo, e não vê a hora de tornar realidade deslumbrante no dia do nascimento. Chora as dores do parto, mas a alegria de ver o bebê em seus braços é muito maior que todas as dores.

Oferece o alimento de seu próprio corpo, pega no colo e solta gritos de alegria. Uma felicidade inexplicável, algo maravilhoso, divino. Vem muitas noites sem dormir até o recém-nascido se adaptar a este mundo. Mas o amor é incondicional em qualquer momento do dia ou da noite.

Passam os primeiros dias, os meses e o ser que nasceu de seu ventre vai se desenvolvendo de modo fantástico. Começam as pequenas surpresas das primeiras letras, o engatinhar, o levantar e cair. Os primeiros passos e o desejo de correr. A mãe vibra com cada novidade e sente que a vida tem um sabor diferente, um presente que vale a pena. O bebê cresce, cresce, vai crescendo e chega a fase dos quatro anos pela primeira vez na escola. A mãe pega pela mão e auxilia com o lápis e também ajuda a contar os dedos. E a mãe sempre ali, junto, sempre pronta para apoiar.

 

Cuidados de mãe

A mãe cuida sempre, mesmo o filho rebelde na fase da adolescência, acompanha seu tamanho, sua postura, sua personalidade, seu jeito de ser e agir no mundo. A mãe se preocupa com o filho que foi para a faculdade. A mãe não dorme enquanto o filho não chega de uma festa com os amigos. A mãe fica atenta aos detalhes e deseja a felicidade harmoniosa do fruto de seu ventre até a eternidade. A mãe acompanha todas as fases de seu filho com as mãos postas em oração, sobretudo, quando o filho se coloca em algumas enrascadas por escolhas mal sucedidas.

Ser mãe, portanto, é amar incondicionalmente, é carregar no próprio corpo o dom da criação divina, a dádiva da vida, fruto do amor de um coração que ama sem limites para toda a vida. Além disso, ser mãe é avocar para si mesma a maior e a mais divina das responsabilidades. Ser mãe é ter no colo o poder de serenar, no sorriso a capacidade de confortar, amar. Ser mãe é ser um porto seguro, uma fortaleza, mesmo durante as cruzes impostas pelas incertezas e sofrimentos da vida. Ser mãe é tudo e muito mais, que é impossível de explicar com palavras, mas acima de tudo é amar de modo incondicional.

E, por fim, como disse o Papa Francisco, no Dia das Mães de 2020: “Quero recordar com gratidão e afeto todas as mães, confiando-as à proteção de Maria, nossa mãe celeste. O pensamento também vai às mães que passaram à outra vida e nos acompanham do céu”.

Feliz Dia das Mães a todas as mães!

 

A autora, Paloma Stedile, colaboradora desta revista, é jornalista do Portal Vividense e mora em Coronel Vivida (PR)

Texto publicado na edição de maio de 2022

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.