Artigos › 06/08/2021

O pai é importante na família

Quando Deus escolheu José para ser pai adotivo de Jesus, Ele queria que o menino tivesse uma referência de família, aqui na terra. E uma referência excelente, é claro, tal o valor que o Pai eterno dá à família e à figura do pai. José, da casa de Davi, não foi escolhido somente por isto.

Ele tinha todas as qualidades para ser o pai de Jesus: homem temente a Deus, honesto, trabalhador, digno, carinhoso, extremamente religioso que colocava somente a sua confiança em Deus.

José assumiu a situação mesmo antes de compreendê-la realmente, porque amava Maria com muito amor, respeito e sentimento de proteção.

O pai é importante na família porque seu exemplo, seu carinho e seu modo de ser vão influir grandemente na formação do caráter dos filhos.

Sabemos que há pais descompromissados, que abandonam mãe e filhos, sem contribuir com o seu amor e com a sua responsabilidade. Mas, estamos falando não apenas do pai biológico, mas daquele pai amoroso, que gera, cria, educa, ama, ensina e está sempre presente na vida do filho.

Santa Terezinha dizia que a sua vocação na Igreja era o amor. Realmente, a finalidade última de toda a vocação, em qualquer estado de vida, é o amor.

Na paternidade isso se ressalta sobremaneira.

Devemos ser os primeiros a amar os nossos filhos, não com um amor superficial ou apenas sentimental, mas com aquela interação de alma e coração que nos levem a educá-los para a vida plena nesta terra e para a eternidade.

Na profundidade do mistério divino vamos buscar forças para o exercício de nossa vocação. Como Abraão que acreditou na Palavra de Deus contra toda a esperança e se tornou pai de uma multidão da qual fazemos parte, mais numerosa que as estrelas do céu e as areias do mar, coloquemos nossa paternidade nas mãos do Pai e corajosamente a exerçamos. O Espírito Santo nos dará a sabedoria e a fortaleza.

Que Deus abençoe os pais, não apenas no dia que lhes é consagrado, mas em todos os dias de sua existência e os faça mudar a realidade, trazendo seus filhos para uma vida responsável e digna. Desta forma, os pais de amanhã serão mais presentes e o mundo será melhor.

O autor, Lino Baggio, é colaborador desta revista e padre palotino em Coronel Vivida (PR).

Texto publicado na edição de agosto de 2021.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.