Artigos › 21/09/2024

Tudo sobre a bactéria H. Pylori

H. pylori, ou Helicobacter pylori, é uma bactéria que se aloja no estômago ou intestino, prejudica a barreira protetora e estimula a inflamação, provocando sintomas como dor e queimação, além de aumentar o risco para o desenvolvimento de úlceras e câncer.
A presença desta bactéria pode ser suspeitada por meio do aparecimento de alguns sintomas. O diagnóstico é obtido através de exames como a endoscopia com biópsia ou a detecção respiratória de ureia.
O tratamento é feito com a associação de remédios prescritos pelo clínico geral ou gastroenterologista após passar por avaliação, sendo também muito importante adotar uma dieta que ajude a aliviar os sintomas da gastrite, devendo-se apostar em vegetais, carne branca, e evitar excesso de molhos e alimentos industrializados.

PRINCIPAIS SINTOMAS
• Dor ou sensação de queimação no estômago;
• Falta de apetite;
• Enjoo;
• Vômito;
• Fezes com sangue e anemia.
É muito comum que a infecção por Helicobacter pylori não cause qualquer tipo de sintomas. No entanto, à medida que há destruição da barreira natural das paredes internas do estômago e do intestino pela bactéria, acontece a inflamação dos tecidos da região, resultando nos sintomas. Por isso, é importante ter atenção ao identificar a presença da bactéria.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da infecção por H. pylori é feito pelo gastroenterologista, inicialmente, por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar a realização de uma endoscopia para avaliar o sistema gastrointestinal, podendo ser recolhida, também, uma pequena amostra do tecido do estômago para que seja avaliado em laboratório.
A amostra recolhida durante a endoscopia é enviada para o laboratório onde são feitos testes de detecção da bactéria, como o teste da urease, cultura ou avaliação do tecido. Além disso, pode ser também realizado o teste respiratório da ureia, sorologia ou teste de detecção fecal para concluir o diagnóstico.

TRANSMISSÃO
A infecção pela bactéria H. pylori é muito comum. Existem indícios de que é possível adquiri-la através da saliva ou do contato oral com água e alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. Entretanto, a sua transmissão ainda não foi totalmente esclarecida. Assim, para prevenir a infecção, é muito importante os seguintes cuidados com a higiene, como: lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro; bem como evitar dividir talheres e copos com outras pessoas.

TRATAMENTO
É muito comum ter a bactéria H. pylori sem haver sintomas, muitas vezes sendo encontrada em um exame de rotina. Entretanto, o tratamento só é indicado na presença de algumas situações, como:
• Úlcera péptica;
• Gastrite;
• Tumor intestinal, do tipo carcinoma ou linfoma gástrico;
• Sintomas, como desconforto, queimação ou dor de estômago;
• História familiar de câncer gástrico.
Isto porque o uso desnecessário de antibióticos aumenta as chances de resistência de bactérias e de provocar efeitos colaterais.
O mais importante é manter os cuidados de prevenção e passar por avaliação dos profissionais de saúde regularmente. No aparecimento de sintomas, busque o mais breve possível, ajuda profissional!

tuasaude.com Adaptado pela Equipe da Revista Rainha dos Apóstolos

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.