Artigos › 04/09/2023

SETEMBRO AMARELO

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. (Mt 11,28)

 

O Papa Francisco várias vezes manifestou sua preocupação com a saúde mental, sobretudo entre os jovens observando o intenso ritmo atual de vida: “A tristeza, a apatia, o cansaço espiritual acabam dominando a vida das pessoas que estão sobrecarregadas com o ritmo de vida atual”, afirma o Papa.

 

 

Em diversas falas e orações, o Santo Padre acolheu e indicou caminhos para junto com os tratamentos necessários auxiliar na cura: “Nesta situação, uma ajuda pode ser a escuta silenciosa e a oração, aliada a um “imprescindível acompanhamento psicológico”.

A edição do Vídeo do Papa, publicada em novembro de 2021, contou com o apoio da Association Of Catholic Mental Health Ministers (Associação de Ministros Católicos de Saúde Mental), associação esta que dá apoio espiritual a pessoas com doenças mentais e incentiva ações de prevenção de qualquer tipo de discriminação que as impeçam de participar plenamente na vida da Igreja.

As palavras de Jesus: “Vinde a mim vós que estais cansados”

O padre jesuíta Frédéric Fornos, Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, comentou sobre esta intenção: “Nossas sociedades, seu ritmo de vida, suas tecnologias cada vez mais rápidas, favorecem a depressão e a síndrome de exaustão e estresse chamada ‘burnout’. A pandemia agravou o sofrimento de muitos. O Papa Francisco nos pede que rezemos e nos aproximemos daqueles que sofrem de extrema exaustão mental, emocional e física. É necessário um acompanhamento psicológico. Mas ele também nos lembra que as palavras de Jesus ajudam, oferecem conforto e cuidado: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Algumas palavras de sabedoria do Santo Padre, podem ser luz e auxiliar, os que sofrem com questões de saúde mental e suas famílias, bem como a superar as fases mais difíceis e encontrar no Coração de Jesus, consolo, paz, cura e esperança de dias melhores:

 

  1. É preciso prestar atenção em nós mesmos e em quem está em volta

“Nós devemos entender quando nosso espírito está neste estado de tristeza geral, quando ficamos quase sem respiro”.

 

  1. A oração é uma boa saída nas horas complicadas

“Quantas vezes nós nos sentimos assim, sem forças… E esta é a oração. O Senhor mesmo nos ensina como rezar nestes momentos difíceis. ‘Senhor, me lançaste na fossa mais profunda. Pesa sobre mim a Tua cólera. Chegue a Ti a minha oração’”.

 

  1. Discursos longos não ajudam alguém que está em depressão

“Quando uma pessoa sofre, quando uma pessoa se encontra na desolação espiritual, você tem que falar o mínimo possível e você tem que ajudar com o silêncio, a proximidade, às carícias, com a sua oração diante do Pai”.

 

  1. É preciso se preencher de boas coisas

“Ter a alma vazia é o pior obstáculo à esperança. É um risco do qual ninguém está excluído, porque ser tentado contra a esperança pode acontecer também quando se percorre o caminho da vida cristã”.

 

  1. Quando estiver perdendo a força, reze esta oração:

“Quando nossas forças parecem fracas e a batalha contra a angústia é dura, podemos sempre recorrer ao nome de Jesus. Podemos repetir aquela oração simples, que encontramos partes também nos Evangelhos e que se tornou a base de tantas tradições espirituais cristãs: ‘Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tenha piedade de mim pecador!’”.

 

  1. Transformar o negativo em positivo

“As experiências negativas nos dão a oportunidade de nos abrir para um horizonte. Transformar os pontos negativos em positivos, no teu sonho triunfador. Mas isso só se pode fazer com a graça de Jesus. Vocês estão seguros disso? Estão dispostos a transformar o ódio em amor?”

 

  1. Recorrer a Nossa Senhora

“Quando uma criança cai e faz uma ferida, ela começa a chorar e vai para o colo da mãe. Quando nós temos um problema, o melhor que podemos fazer é ir até a nossa mãe e rezar a Ave Maria”.

 

  1. O remédio contra a tristeza é o Espírito Santo

“Contra a tristeza, na oração, pedimos ao Senhor para que guarde em nós a juventude renovada do espírito. Um cristão triste é um triste cristão e isso não é bom. O Espírito Santo é o Paráclito, que significa que ‘é o que está ao meu lado para me apoiar’, para que eu não caia, para que eu vá adiante, para que eu conserve essa juventude do Espírito”.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.