Artigos › 14/03/2023

Que tal um dia a dia mais sustentável?

 

Já estamos em março de 2023. O tempo realmente não para e, diariamente, direta ou indiretamente, nós estamos trabalhando, cozinhando, plantando, comprando, enfim, produzindo e consumindo. 

 

 

Este consumo e a maneira como consumimos, geram reflexos na natureza como um todo. Por isso, vamos esquecer esta questão de datas… Não importa se estamos no início ou no final do ano. Temos de pensar no presente para que ao menos possamos reduzir os impactos de nossas “pegadas” neste planeta no futuro. Nossas atitudes diárias e responsáveis serão o pilar para uma construção diária de sustentabilidade.

Quando tocamos nesse assunto, é de conhecimento público que isso é um grande desafio mundial, e deveria ser prioridade dos governos e organizações; visto que a ausência de preservação ambiental tem gerado um grande problema no nosso planeta, como o aquecimento global, o efeito estufa, entre inúmeros outros. Mas, fora o controle e a cobrança que devemos fazer sempre de nossos governantes, tem coisas que literalmente estão ao alcance de nossas mãos. Então, preparei uma pequena lista para “provocar” os leitores.

 

 

  1. Horta orgânica e caseira

Cultivar vegetais em casa, não é uma exclusividade de fazendas e chácaras. É possível ter uma horta orgânica até em espaços pequenos, além de promover o cultivo sem agredir o solo e o meio ambiente.

Para hortas em ambientes internos e na utilização de vasos, potes, garrafas e outros recipientes, sejam em hortas verticais ou horizontais, você não deve esquecer de providenciar furos no fundo para evitar o excesso de água no solo; pois isso pode contribuir para apodrecer as raízes.

Então a sugestão é se preocupar primeiro com o solo, que é uma parte muito importante, pois ele precisa ser fofo e rico em nutrientes. Isso deixará seus vegetais saudáveis e uma boa dica é utilizar adubos originados de itens naturais, como cascas e restos de vegetais.

 

  1. Coleta de água da chuva

Uma excelente alternativa para economizar água em casa e fácil de replicar, permitindo assim o aproveitamento deste recurso natural, é a captação de água da chuva na utilização das tarefas domésticas. Com as crescentes secas que se apresentam a cada ano, essa é sem dúvida uma alternativa inteligente. Se cada um contribuir um pouco, o planeta agradece!

 

  1. Restos de alimentos para compostagem

Existem várias possibilidades de reaproveitamento dos resíduos de alimentos, e a forma mais comum é através da compostagem doméstica, contribuindo para reduzir gases do efeito estufa e o lixo orgânico.

A compostagem é um processo de reciclagem do lixo orgânico, o qual  transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

 

  1. Inseticida natural

Os inseticidas naturais representam esta alternativa para produtores rurais que não querem utilizar agentes químicos em suas lavouras e até mesmo para pessoas comuns que estão em busca de uma solução útil contra a proliferação de insetos em suas residências. A sugestão é utilizar ingredientes naturais como: alho, coentro, hortelã, tabaco, pimenta, entre outras, são eficazes contra larvas, borboletas, formigas, pulgões, lagartas, moscas e mosquitos.

 

  1. Andar de bicicleta

Ao optar pela bicicleta como transporte, você deixa de emitir o gás do efeito estufa e evita o uso de outros componentes dos combustíveis fósseis. A manutenção é mais simples do que a de uma motocicleta ou carro e você ainda pratica exercício físico!

 

Só para lembrar do básico! Não esqueça de separar sempre o lixo orgânico do reciclável. Simples assim!

Juarez Rodolpho dos Santos

O autor, colaborador desta Revista,
é designer gráfico em Porto Alegre (RS)
@juarezrodolpho

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.