Artigos › 25/11/2021

Música, espiritualidade e evangelização

É possível quem não tenha o apreço e o amor pela música? Essa grande expressão da arte permeia e marca a vida de muitos de nós. Quantas melodias, letras, canções embalam inúmeras etapas da nossa história, em diversos acontecimentos de quem somos. E isso é de fato um dos grandes poderes da música.

A música pode conduzir a nossa vida com Deus e a nossa espiritualidade. Num primeiro momento é instrumento de atração, de aprofundamento na experiência com Deus, de auxílio na oração. Depois é canal de anúncio e testemunha aquilo que o coração quer expressar. É assim que em nossa história a música se caracteriza e humildemente partilhamos com você.

Sempre tivemos envolvimento com a música, antes mesmo da igreja. Um aprendendo a tocar violão sozinho com vídeos na internet. A outra, participando de orquestra e coral do ambiente escolar. O desejo e identificação com a música já estava em nós; e provavelmente você que está lendo essa partilha também se vê como a gente: um verdadeiro amante da música. Entretanto o grande diferencial que vivemos quando tivemos nossa experiência com Deus foi o sentido que Ele mesmo deu aos nossos dons e habilidades. Já trazíamos as pré-disposições para a música; porém o Senhor encheu de novo sentido aquilo que não era somente prática e técnica. Encontramos o nosso lugar na Igreja através da arte e de maneira especial, a música. Estamos há oito anos fazendo parte da obra da Comunidade Católica Shalom. A identificação vocacional se deu também por essa forma de anunciar a Deus e evangelizar com a música.

Mas vamos lá, ao questionamento: é possível a “música, espiritualidade e evangelização” caminharem juntas? Com toda a certeza! Assim como toda a criatura, a música também foi feita por/para Deus e a Ele deve servi-lo. Então se você é um servo da música na sua paróquia ou tem o desejo de ser; ou apenas quer dar um novo “rosto” para os projetos que realiza de forma solo; ou ainda tirar do papel esse desejo de se aventurar na música católica partilhamos alguns pontos para tal.

Intimidade com Deus

O grande segredo para tornar o dom como instrumento de evangelização é estando em intimidade com o verdadeiro Autor de todas as Obras, o próprio Deus. Como expressar algo que não conheço? Como servir Àquele que não me é íntimo? É preciso gastar tempo com Deus para que Ele seja toda fonte de inspiração. E isso se dá na vida de oração! A verdadeira música nasce da oração. É preciso rezar para que eu me encha de Deus e de Sua presença e então O transborde. Meus dons transbordem e comuniquem Deus! É preciso rezar para que Ele acolha o que de mais íntimo trago no meu coração. Toque, cure, transforme e assim vá me fazendo um novo homem/uma nova mulher e me lance no processo de autoconhecimento e identidade. É indispensável estar em perfeita comunhão e união com o Autor de todas as coisas. Na vida do músico as notas, partituras, cifras, melodias, instrumentos, tudo precisa estar regido pelo tom. A dinâmica do ministro de música é essa também, somos um instrumento insuficiente no qual o Verdadeiro Regente deseja afinar, colocar nossas más inclinações no “tom”. A humildade é a grande via de ajuste.

Evangelização

A música sempre será uma evangelização, quando por ela conseguirmos proclamar que Deus existe e que Ele é o Criador. Por Ele tudo e todas as coisas foram criadas. Também é verdadeiramente útil para a evangelização quando através dela cantamos a Pessoa e a vida de Jesus Cristo, sua redentora obra, sua Esposa Igreja e a verdadeira Esperança de vida eterna. Ou ainda quando enfatizamos a ação de Deus na própria vida da Virgem Maria e dos santos. Ainda a música também recebe admirável poder evangelizador quando sua letra e melodia conseguem expressar trechos da Sagrada Escritura e que leva as pessoas a pensarem e tomarem decisões de autêntica conversão, no momento que testemunha e anuncia a presença de Deus através da Palavra; e essa é Espírito e Vida.

Quem canta pode e deve sempre se perguntar: o que a música tem expressado hoje? Comunica Deus ou você mesmo? O serviço evangeliza e tem o Senhor como centro? O seu servir – seja na Santa Eucaristia, no seu grupo, em eventos, onde Deus lhe chama – expressa realmente o Sagrado? Deixe Ele, hoje mesmo, tornar tudo novo. E se você não tem esse chamado com a música, faça uma pequena oração por aqueles que vivem essa realidade.

Ministério de música

É urgente compreender que não somos apenas músicos/cantores, mas aderir a ideia de nos reconhecermos como verdadeiros adoradores que não se apresentam e sim ministram um verdadeiro louvor a Deus com a música. Todo processo criativo deve buscar inspirações autênticas e o resultado dele é a arte expressando o seu Criador.

Todo homem carrega consigo o desejo de ser preenchido profundamente. Somente Deus é Este que infinitamente preenche-nos. Quantos artistas atuais, jovens, homens, mulheres, adultos, famílias hoje carregam uma sede do Infinito. As músicas seculares cada vez mais traduzem este vazio. Aí Deus chama a cada um de nós a colaborar com esse encontro, do coração ferido da humanidade com o Sagrado Coração de Jesus que restaura todas as coisas. A música é campo de missão. O seu dom é em vista do outro. Podemos testemunhar que quando nós dois deixamos Deus nos dar essa experiência, verdadeiramente tivemos e vamos tendo nossos dons transformados. Muitos encontrarão o seu dom e você deve encaminhar essas almas para Deus!

A autora, Bárbara Werner Klein Borowski é colaboradora desta Revista,  professora e vocacionada da Comunidade Católica Shalom. 

O autor, Matheus Borowski é colaborador desta Revista, é professor de Educação Física e vocacionado da Comunidade Católica Shalom. 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.