Artigos › 31/07/2022

A estreita relação entre você e economia

A estreita relação entre você e economia

 

 

 

Experimente viajar para uma região desenvolvida economicamente e sinta como seu estado de espírito se modifica. Você começa a se contagiar pelo ambiente e passa a sentir uma sensação de bem-estar. Nestes lugares, as pessoas têm mais oportunidades de trabalhar e obter renda. Como as atividades produtivas são interligadas, à medida que um setor é ativado, vários outros são impulsionados. Veja o exemplo da Serra Gaúcha que, por produzir vinhos, estimula a agricultura, a gastronomia, o turismo, gerando impactos na economia de toda a região.

A economia da região em que vivemos afeta as relações comerciais, as relações entre as pessoas, o meio empresarial, o circuito financeiro, sendo uma das questões mais importantes que rege o mundo e a forma como nos inserimos na sociedade.

Todas as decisões que envolvem dinheiro impactam a economia e muito do que somos e fazemos está relacionado com o nível de renda que dispomos.

A renda nos confere inúmeras possibilidades e, se soubermos fazer boas escolhas, podemos nos transformar através delas.

Fantástico é poder descobrir a melhor maneira para recebermos renda. Aqueles que conseguem reconhecer a forma que lhes possibilita gerar renda e, ao mesmo tempo, obterem satisfação, que será oriunda do trabalho, têm uma grande probabilidade de serem bem sucedidos e sentirem-se mais felizes.

O sucesso é reconhecido como poder fazer o que se gosta. Sendo assim, podemos encontrar no trabalho a forma para garantirmos o sucesso em nossa vida. E é justamente o fruto do nosso trabalho que nos concederá oportunidades de vivenciarmos uma experiência material, que será estabelecida a partir de nossas escolhas, nossas decisões quanto aos gastos, ao consumo, à poupança, enfim, ao destino que daremos à renda. Estas escolhas impactarão diretamente a nossa vida e, demasiadamente, a economia.

O grau de intensidade com que as pessoas realizam transações econômicas, o número de empresas existentes, os setores produtivos que são desenvolvidos e a quantidade de dinheiro em circulação caracterizam o ambiente econômico de uma região. As nossas decisões econômicas influenciam o ambiente em que vivemos e somos fortemente influenciados por ele.

Incentivar o emprego, as fontes geradoras de renda e o empreendedorismo são extremamente importantes para dinamizar economias. Quando as pessoas têm emprego, tendem a ser mais felizes e a sentirem-se mais satisfeitas. Portanto, desconfie daqueles que criticam as empresas e julgam demasiadamente os empresários.

Empregos geram renda, que incrementa a demanda por bens, produtos ou serviços. Para atender esta demanda é necessário existir oferta e, para aumentar a oferta faz-se necessário gerar novos empregos. É assim que completa-se um círculo virtuoso que estimula o crescimento econômico, o qual é condição necessária para o desenvolvimento de uma região.

No momento em que você desenvolve uma atividade produtiva e obtém renda, você está contribuindo para o crescimento econômico. No momento em que esta renda é gasta, também. Então, fomente o trabalho, as fontes de emprego e renda, estimule o empreendedorismo e assim você estará contribuindo para viver em um lugar melhor.

Se você reconhecer o quanto a economia pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, você se sentirá estimulado a corroborar para que ela se fortaleça.

 

Para influenciar positivamente a economia é importante que você:

 

Desenvolva atividades produtivas que proporcionem satisfação e que lhe garanta um nível de renda satisfatório. Quanto mais você produzir e quanto mais ganhar, melhor será para a economia;

Procure gastar seu dinheiro no município em que mora, pois assim estará gerando riqueza para o local em que vive. A partir do incremento econômico, as pessoas se beneficiam e passam a viver melhor;

Envolva-se em atividades em que você possa sentir-se útil, produtivo e gerador do próprio sustento ou que contribua ativamente para que alguém faça isso por você.

 

Você tem um papel fundamental na economia. Afinal, suas ações e escolhas contribuem para o desempenho econômico. Todos nós gostaríamos de viver em uma região desenvolvida, mas não podemos esquecer que o dinamismo destes locais deve-se ao comportamento econômico das pessoas que lá residem. Nunca esqueça que a economia é feita por pessoas, tais como eu e você. À medida que reconhecermos isto, entenderemos o importante papel que temos a cumprir dentro dela.

 

A autora, Giovana Souza Freitas, é colaboradora desta revista, professora universitária e Doutora em Economia

Texto publicado na edição de julho de 2022

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.