Coração de Jesus bom pastor
Coração de Jesus bom pastor
Eu sou o Bom Pastor (Jo 10,11). Este será o rebanho que Deus apascentará e que se multiplicará (Ez 36,37s).
Deus guia seu povo como ovelhas (Sl 95,7), como rebanho no deserto (Sl 78,52s). Assim como um pastor que apascenta seu rebanho, pega em seus braços os cordeiros e os põe sobre seu peito, e as leva ao descanso (Is 40,11); assim o Senhor conduz seu povo
(Sl 80,2). É o Senhor que guia seu rebanho para as águas (Is 49,10).
Os pastores de Israel se mostraram infiéis à sua missão e não buscaram o Senhor (Jr 10,21). Eles se revoltaram contra ele, não se ocupando do rebanho, mas apascentando-se a si próprios (Ez 34,3), deixando as ovelhas se dispersarem (Jr 50,6).
Novamente o Senhor assumirá o rebanho
(Jr 23,3), vai reuni-lo (Mq 4,6), reconduzi-lo (Jr 50,19) e guardá-lo (Ez 34,11-22). Tentará escolher pastores segundo o seu coração que apascentarão com inteligência e sabedoria (Jr 3,15). Este será o rebanho que Deus apascentará e que se multiplicará (Ez 36,37s).
Jesus descreve a misericordiosa atenção de Deus sob os traços do pastor que busca a ovelha perdida (Lc 15,4-7). Mas é na sua pessoa que se realiza a expectativa do bom pastor. Jesus se apresenta como pastor das ovelhas: as faz entrar e sair do redil; as conduz para fora e para uma boa pastagem. Elas o seguem porque reconhecem a sua voz. O pastor anunciado (Ez 34,23) sou eu, diz Jesus (Jo 10,11).
Ele é o único mediador, a porta de acesso às ovelhas (Jo 10,7) e de saída para as pastagens. Só ele dá a vida. Jesus é o pastor perfeito porque dá sua vida pelas ovelhas. Ele não é só ferido (Zc 13,7), mas dá sua vida por si mesmo (Jo 10,18).
Jesus usou a imagem do pastor cuidando de suas ovelhas nos campos. Redil era o lugar para guardar as ovelhas. Ao guardá-las, o pastor podia contá-las e ter certeza de que não estava faltando nenhuma delas. Jesus afirma: quem não entra no redil das ovelhas pela porta, é ladrão e assaltante, está mal-intencionado, não entra pela porta porque está com maldade no seu coração. Quer roubar e tirar algo que não lhe pertence. Quer ter para si as ovelhas que não lhe pertencem.
Oração
Jesus, teu Coração pulsa sem parar, chorando nos sofrimentos, sorrindo nas alegrias, amando com profundo amor. Coração da compaixão e da misericórdia, da lei gravada em cada fibra do coração humano, cheio de graça e auxílio. Coração de toda cura e libertação, do perdão e da generosidade, conforto dos enfermos e pecadores. Coração de Jesus sempre presente, que estás ao meu lado, dentro de mim, pulsando no meu coração. Coração chagado e repartido, nunca cansado de esperar por mim. Fazei meu coração semelhante ao teu. Amém!
O autor, Pe. Antônio Francisco Bohn, é colaborador desta revista e pároco em Blumenau (SC)
Texto publicado na edição de janeiro/fevereiro de 2022