Artigos › 19/11/2024

A oração dos jovens

“A oração é a elevação da alma para Deus” (CIC 2559). Eis uma definição precisa do que é a oração e também da importância da constância desta prática em nossas vidas.

 

 

Se vivenciarmos aquilo que rezamos, a oração irá nos configurar ao Criador, de forma a auxiliar nas imperfeições que trazemos em todas as situações e fases da nossa existência.

Para nós, católicos, orar nos introduz na moral cristã, na perfeição proposta por Jesus, nos inquietando a irmos além dos propósitos mínimos ou medianos. Para sermos cristãos de verdade, não basta apenas cumprir os preceitos, mas, a vossa justiça deve ser maior que a dos escribas e fariseus (cf. Mt 5,20).

“Amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem […] Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? […] Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isso também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,44.46a.47-48).

Na juventude, época marcada pelo vigor do corpo e entusiasmo na alma, a vida de oração tem um papel imprescindível, pois, ancora o jovem, que está em processo de formação, em valores superiores e o inicia numa transcendência de sentido para sua vida. Com todo ardor que lhes é próprio, eles encontrarão no modelo de Jesus, não somente aquilo que vem ao encontro dos anseios do seu coração; mas, ainda, um heroísmo além do comum dos homens.

 

Procuras extraordinárias

Se há algo que a grande maioria dos jovens se encanta, são histórias dos super-heróis, pois, aquilo que se faz importante para alguém, aponta onde está o seu coração (cf. Mt 6,21). Num mundo cheio de ordinários, o coração jovem procura extraordinários, que deem um sentido maior à sua jornada na existência. Já dizia o poeta “Não quero minha vida igual a tudo que se vê”.

Neste contexto, quero destacar a oração do Santo Terço ou Rosário como um instrumento de transcendência na vida e nos propósitos dos jovens.

Existe uma tentação a vê-la como uma oração simples e repetitiva; mas, por esta mesma singeleza e constância, é o que a torna uma oração tão eficaz, principalmente à juventude. Vejamos!

Nas aparições de Nossa Senhora, geralmente, ela se apresenta a jovens. Portanto, Maria tem predileção pela juventude, conhece seus corações os quais anseiam por atos heroicos, e nisso, o Santo Terço como uma devoção, recomendada, para ser diária, se insere, justamente, entre os afazeres cotidianos. Isso, faz lembrar que em meio a tantas tarefas comuns, existe um motivo mais nobre. Maria foi servir Isabel, não porque ela era idosa, mas acima de tudo, porque amava sua parenta. Jovem, o que te motiva a estudar, trabalhar? Por que você lava um prato, para ele ficar limpo ou como forma de amar quem irá comer nele? Espelhando-se na Virgem de Nazaré, o Santo Terço nos faz espiritualizar nossos atos, transformando todo desafio em mérito celeste.

 

Poder das Ave Marias

Nas várias Ave Marias, por exemplo, você é treinado, como nas repetições de exercícios físicos, a robustecer a alma, a cada palavra, de forma a absorver o significado delas em sua vida.

Maria é a mãe da castidade, que lhe ajudará a se preservar em pureza, virtude na qual o Maligno investe fortemente em tentar roubar, principalmente, da juventude.

Nas primeiras palavras do Anjo à jovem Maria, temos o chamado, a vocação da Mãe do Céu. Faça do Rosário, também, seu modo de pedir ao Senhor que revele a sua vocação.

Em tudo, o Santo Terço nos ajuda a cumprir um dos textos bíblicos direcionados especificamente aos jovens. “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, no amor, na fé, na castidade” (1Tm 4,12).

Por fim, entendemos que os heróis que o mundo precisa são os que buscam a santidade e os santos encontram no Terço ou Rosário, uma grande força espiritual. O Terço é a oração dos jovens!

 

 

Sandro Arquejada

O autor, colaborador desta Revista, é membro da Comunidade Canção Nova, administrador e, atualmente, trabalha na Editora Canção Nova.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.