Historinhas › 17/11/2020

Somos todos verde e amarelo!

Vestidos de verde e amarelo em casa, nossa Super Turma segue em isolamento, mas felizes por poderem comemorar com o papai e a mamãe a Semana da Pátria. A data é em comemoração à Independência do Brasil, que antes era colonizada pelos portugueses.

De máscara, cada um saiu pelo pátio de sua casa para brincar com as bandeirinhas feitas com papel e palito. Eles abanaram durante a execução do Hino Nacional, um dos símbolos nacionais, que tocou na televisão que transmitia o desfile de 07 de setembro. Será que nossos pequenos heróis sabem cantar o Hino?

– Eu aprendi na escola. Quando celebramos o Dia da Independência, todas as turmas formam filas para ficarem em frente ao mastro da bandeira e cantar juntos – disse Enzo.

Amiguinhos, vocês sabem por quê existe o Hino Nacional?

– É uma música que lembra a história de cada nação, suas tradições e lutas. Ele é cantado sempre quando ficamos em continência à bandeira, em reuniões políticas importantes e em eventos esportivos internacionais para representar o país – explica o inteligente Nick.

Outro símbolo importante do nosso país, amiguinhos, é a Bandeira. Ela é composta pelas cores verde e amarelo (que representam a natureza e as riquezas do Brasil) e o azul e branco. É rodeada por 27 estrelas, que representam os Estados e o Distrito Federal e é usada em todas as manifestações de amor à pátria.

– Eu adoro as nossas cores, mas principalmente o verde pois ele lembra toda a nossa extensa natureza, nossa maior riqueza – disse nossa indiazinha Jasmin.

– Já eu gosto de vestir verde e amarelo quando tem jogo da seleção brasileira. Sinto como se eu estivesse em campo – completou Lipe.

Para entrar no clima dos símbolos nacionais, nossa Super Turma teve uma ideia genial. Combinaram de cada um em sua casa, fazer um desfile cívico com todas as cores da Bandeira.

– Eu vou com a camiseta do time de futebol – informou Lipe.

– Já eu vou vestida de indiazinha e vou pintar meu rosto com tinta tempera – compartilhou Jasmin.

– Vou pegar papel crepom e fazer um pompom para representar o povo que torce pelo país – falou Lucca.

Animados com a nova atividade, todos foram confeccionar suas roupas para o desfile. A brincadeira ia começar às 15h da tarde com o Hino Nacional.

– Mas eu ainda não sei toda a letra de cor – lembrou Enzo.

– Não tem problema. Pego na Internet e te mando. Vai ser lindo – falou Jasmin.

Como combinado, todos se vestiram de verde, amarelo, azul e branco. Colocaram no celular o Hino, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, para começar a brincadeira. Logo após, saíram desfilando pela casa felizes e orgulhosos.

Você também, amiguinho leitor, comemore a Independência do Brasil com a sua família. É muito bom e importante sermos um país livre, onde podemos usufruir de todas as riquezas que nele existem. Vamos cuidar do que é nosso e ajudar a todos os brasileiros a terem uma vida digna!

 

Publicado na edição de setembro de 2020

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.