Notícias › 20/03/2019

Esperança para um novo tempo que vai começar

Um novo tempo vai começar, indicando que mais um período será construído, vivenciado ou sobrevivido na estrada da vida de cada pessoa.

 

Como quase tudo o que é novo, esse momento de recomeço, de mais um ano pós-férias, envolve expectativas e ansiedades sobre o que vai acontecer e o que cada um deve fazer acontecer.

Nesta caminhada, muitos sentimentos são despertados, sendo o principal deles a esperança. Por ser considerada uma energia importante na vida das pessoas, é a esperança que direciona as ações humanas e desejos em busca do prazer e da felicidade.

A esperança é um dos sentimentos mais bonitos e nobres que mobiliza as pessoas e as nações a acreditarem que é possível fazer o bem, reparar e reconstruir o que foi feito erroneamente. Para os estudiosos, ela está intimamente ligada ao conjunto de sentimentos referidos na mitologia, como a Caixa de Pandora.

A origem da Caixa de Pandora é descrita como uma caixa onde estavam todos os sentimentos que deram origem às calamidades do mundo. Em sua narração, a caixa continha coisas nocivas, depositadas pelos deuses revoltados, após terem sido enganados por dois homens chamados Prometeu e Epimeteu.

Como vingança, os deuses deram essa caixa para Epimeteu, que mesmo advertido por Prometeu para nunca abri-la, após algum tempo, deu-a de presente a sua esposa Pandora. Esta, como todas as mulheres, tinha uma curiosidade irrefreável, e queria saber o que se escondia dentro da caixa. Um dia, ela

ergueu a tampa, e dali brotaram pragas inumeráveis, tristezas e males para a humanidade. Aterrorizada, Pandora tentou fechar a caixa, mas já era tarde

demais. Entretanto, havia ali apenas uma coisa boa – a Esperança.

A esperança, por se encontrar como um único bem, entre os incontáveis males, perpetuou-se como algo positivo, que poderia salvar os homens de todos os males sofridos. Desta forma, a esperança tem permanecido até os dias de hoje, como sendo o único conforto para a humanidade, em seus momentos de infortúnio.

Entretanto, para que ocorra esperança, é necessário existir a fé e a crença de que o bem será sempre a melhor escolha e que poderá reparar os desacertos. A partir da esperança será possível ocorrer as mudanças, principalmente se cada um acreditar que pode fazer sua parte.

As mudanças dependem da motivação para viver em busca do prazer e da felicidade, e essa motivação auxiliará a convivência com os grupos. Para tanto, é necessário acreditar que é possível, através da responsabilidade, do amor e da honestidade, conquistar a paz. É preciso ter esperança de que as dificuldades podem ser superadas.

Segundo Zimerman (2012), do ponto de vista da etimologia, o vocabulário esperança deriva da raiz indo-europeia spe, cujo significado é o de expandir, aumentar, ter êxito, levar qualquer projeto adiante, tanto de natureza física como psíquica.

E não foi por acaso que a esperança se tornou uma palavra que define o sentimento que acompanha os vencedores, os empreendedores, os batalhadores, o povo de uma nação que deseja mudanças e a recuperação da dignidade. Ela também define os sentimentos daqueles que procuram por ajuda, porque sofrem psicologicamente.

Ao enfrentar o novo tempo que inicia, não se pode esquecer que a fé é a energia que protege a firmeza dos propósitos, quando houver integridade e respeito aos próprios valores, autenticidade e fidelidade nos sentimentos.

Cada pessoa, independentemente da idade, deve continuar cultivando a esperança como se cultiva um jardim, fazer planos mesmo que pareçam impossíveis, realizar desejos há muito abandonados (seja pela desistência ou desesperança), e procurar enfrentar as frustrações.

É um bom tempo para acreditar que é possível reparar as frustrações.

Conforme o psicanalista Green (1988), a frustração existe porque algo não se realizou; em virtude da privação, houve algo que faltou; ou em virtude da desesperança existe algo que poderia chegar a faltar. De forma bastante sintetizada, pode-se afirmar que se houver esperança, uma frustração “adequada” pode promover o crescimento, e a busca pelas soluções dos problemas propiciará um gradativo desenvolvimento das capacidades para pensar, simbolizar e criar.

Nesse novo tempo que inicia, cito um autor desconhecido, que escreveu: “Procure semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Diga o que pensa, com esperança. Pense no que vai fazer, com fé. Faça o que deve fazer, com amor. Faça um esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a você decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar, porque se descobre que, no caminho incerto da vida, o mais importante é o decidir“.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.