Artigos › 07/10/2022

Seja o Exemplo Hoje!

Seja o Exemplo Hoje!

 

 

“No ano de 2078, celebrarei meu aniversário de 75 anos. Se eu tiver filhos, talvez eles passem esse dia comigo. Talvez eles me perguntem por que vocês não fizeram nada enquanto ainda havia tempo para agir (…). Vocês dizem que amam seus filhos acima de tudo, mas estão roubando o futuro deles bem diante dos seus olhos.”

 

 

Essa é parte do discurso que a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, 16 anos, fez durante a sua participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP24), em 2018. Ela se tornou uma inspiração para crianças e jovens do mundo inteiro ao liderar o movimento “Sextas-feiras pelo Futuro”, no qual enfatiza o potencial das novas gerações em transformar o mundo. Movimentos como o encabeçado por Greta não só nos inspiram, mas nos provocam!

Agora pergunto, e nós, adultos, o que estamos fazendo? Nos últimos 80 anos as gerações deram um salto tecnológico como nunca antes se viu em nosso planeta, porém, ao mesmo tempo, consumimos como gafanhotos o nosso planeta mãe. A nossa geração atual não pode mudar o passado, mas plantar a semente da mudança no coração de nossos filhos, alunos, crianças… Bom, acho que todos concordam, isso é obrigação. Afinal este é o melhor presente para uma criança, ter a chance de poder ter um futuro melhor para si e para todos!

Com isso, proponho para nós, adultos, uma reciclagem total. Olhando para nossas atitudes atuais com o planeta e propondo nossas ações diárias de mudança. Veja algumas dicas para mudarmos nosso futuro já agora no presente.

 

  1. PERTENÇO, LOGO AJUDO

Quanto mais pequeno(a) seu(sua) filho(a) for estimulado(a) a participar desse debate, mais rapidamente ele(ela) se reconhecerá como agente transformador(a). “Pais e educadores têm responsabilidade de ensinar valores que tragam a importância do cuidado com o planeta, para que as crianças se sintam inspiradas e cresçam com o sentimento de pertencimento. Quando ela mostra interesse pelo assunto, torna-se multiplicadora e impacta positivamente os hábitos dentro e fora de casa”.

 

 

  1. DÊ O EXEMPLO…

Suas atitudes são o espelho para seus filhos. A ação mais importante que acontece na infância é o aprender. Cuidar do planeta não deve estar separado do nosso estilo de vida, porque os dois andam juntos. Quando o pequeno percebe que seus hábitos são parte de uma escolha que visa cuidar do mundo, ele enraíza práticas que levará para sempre em sua vida.

Separe os itens recicláveis dos orgânicos, explique as diferenças e como destinar corretamente cada um deles;

Celebre com mais presença e menos presentes as datas comemorativas;

Germinem juntos um grão, e conversem sobre os ciclos da natureza;

Mostre como é divertido e inteligente customizar e reaproveitar roupas, em vez de só adquirir itens novos.

 

  1. A QUESTÃO DO CONSUMISMO

É fundamental contar ao(s) seu(s) filho(s) sobre os impactos gerados na produção e descarte dos itens do dia a dia. O consumo tem afetado muito o meio ambiente. Deve-se ensinar às crianças como escolher de forma mais responsável o que se compra. Falar sobre ‘de onde vem e para onde vai’ é ótimo para abordar o assunto.

 

  1. NA ESCOLA

O tema sustentabilidade deve ser incorporado não apenas dentro da sala de aula, mas na cultura das escolas. Quando pais e educadores têm sinergia, as ações são potencializadas. O interessante é buscar engajamento em diferentes frentes e mostrar como a escola vive a sustentabilidade e não apenas trata do assunto de forma conceitual.

São pequenas dicas, mas de grande impacto no futuro de todos. Sabe aquela frase: “a fruta não cai longe do pé’’. Pois é! Neste dia das crianças (e em todos os demais dias) mostre ao(à) seu(sua) filho(a) que você é o melhor exemplo a seguir no futuro, graças às suas atitudes no presente. Feliz Futuro Dia das Crianças!

 

 

O autor, Juarez Rodolpho dos Santos, é colaborador desta Revista, e designer gráfico em Porto Alegre (RS)

Texto publicado na edição de outubro de 2022

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.