Artigos › 04/04/2022

Reavivar a fé, reacender a caridade e o despertar para o apostolado

Reavivar a fé, reacender a caridade

e o despertar para o apostolado

 

O mês de abril é marcado por datas singulares para os palotinos e palotinas de todo o mundo, e de forma sintética apresento a você duas delas. A primeira é o dia 21 de abril de 1795, no qual se celebra o nascimento de São Vicente Pallotti. A segunda é o dia 04 de abril de 1835, onde se celebra a fundação da União do Apostolado Católico (UAC).

 

A fundação da UAC é uma obra que nos leva a Deus. Parece uma afirmação ousada, mas tratando-se de uma inspiração divina, por qual outro caminho nos conduziria esta obra que tem 187 anos de existência? Deus inspirou a obra, Vicente Pallotti deu início e nós, eu e você, devemos mantê-la.

Do que trata essa obra e o que devo fazer para cooperar com o seu progresso? Ajuda a compreender se fizermos um breve regresso às origens do carisma e, deste modo, descobrir o que Vicente Pallotti sentiu durante a primeira inspiração.

É difícil sintetizar o carisma, mas como sabemos, é fundamental, pois quando se tem muitas ações para desempenhar, torna-se difícil saber por onde começar. Neste sentido, as bibliografias palotinas nos apresentam a seguinte síntese carismática: reavivar a fé, reacender a caridade e o despertar para o apostolado.

 

Reavivar a fé

Vale recordar que uma inspiração, mesmo que tenha acontecido há tanto tempo, deve acompanhar o tempo atual, deste modo, quais têm sido as maiores debilidades observadas no campo religioso atualmente? Sem dúvida a fé tem se esvaído para muitas pessoas. Outras coisas têm fornecido um conforto e amparo imediatos, de tal modo que, acreditar em Deus e viver o tempo de Deus, é um plano secundário. Pallotti percebendo tudo isso, desejou reavivar a fé de modo que a vida de nosso Senhor Jesus Cristo fosse o nosso maior exemplo. Eis pois a nossa missão! Apresentar a todos o maior e melhor modelo de vida e apostolado.

 

Reacender a caridade

O que tem sido compreendido como caridade em nosso tempo? No mais das vezes, quando se dá uma esmola, um alimento ou algo do tipo a alguém dizemos que fizemos uma caridade ou boa ação.

A caridade não é só a ação, mas também é o que te move a agir.

Sugiro aqui a leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. “Se eu gastasse todos os meus bens para o sustento dos pobres, mas não tivesse a caridade, isso de nada serviria… A caridade é paciente, benigna, sem inveja, sem vaidade…” (13,1-8.13).

A caridade nos torna imagem e semelhança de Deus, e por isso devemos, através da fé, ser imitadores de Cristo na caridade.

 

Despertar para o apostolado

Para qual apostolado devemos despertar? Certamente você já ouviu o trecho do Evangelho de Mateus (25,14-30), o qual fala sobre os talentos recebidos, ou ainda a Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, (12,12-30) que relata sobre os muitos dons que existem na Igreja, devendo sempre recordar que nós somos a Igreja.

Se desejamos despertar para o apostolado, devemos ter consciência de apenas uma coisa: somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Quando nos dermos conta da força que o batismo tem em nossa vida, iremos perceber que não podemos ficar parados, esconder os nossos dons e ser como aquele servo que enterra o seu talento com medo de perdê-lo. Despertar para o apostolado é despertar todo o potencial que há dentro de você. Este potencial chamamos de dons e talentos, e colocá-los à disposição é fazer valer a sua missão de batizado. Deste modo, convido-lhe a apresentar-se em sua comunidade, em seu trabalho e na família, disposto a ser um apóstolo, um servidor.

Por fim, esta pode ser uma das sínteses da missão da União do Apostolado Católico: homens e mulheres, sob a luz do carisma palotino, que estão dispostos a cooperar com o Reino de Deus a partir do local onde estão. Por isso, você, caro leitor, pode ajudar a reavivar a fé, reacender a caridade e despertar para o apostolado, sendo um membro e colaborador desta grande obra.

 

 

O autor, Hayan Deonir Flach, é colaborador desta revista e seminarista Palotino em Santa Maria (RS)

Texto publicado na edição de abril de 2022

1 Comentário para “Reavivar a fé, reacender a caridade e o despertar para o apostolado”

  1. […] podemos nos perguntar: será que reavivar a fé e reacender a caridade são necessários hoje? E como viver essa realidade? Não diferente da época de Pallotti, a humanidade está inserida no relativismo religioso e no […]

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.