O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SOCIEDADE
É impossível não perceber a presença de dispositivos tecnológicos de Inteligência Artificial (IA) chamando nossa atenção em nosso cotidiano. Mas antes de prosseguir com a reflexão sobre esse advento, julgo necessário entender minimamente do que estamos falando. De forma bem sucinta, a Inteligência Artificial nada mais é do que uma programação cibernética, ou a grosso modo, um sistema de informática, em que é possível aprender interpretando uma experiência; bem como desenvolver raciocínios a partir da leitura de dados e interagir com seres humanos em linguagem natural visando assemelhar-se à inteligência humana.
Aspectos positivos
Olhando num prisma positivo, é perceptível que essa tecnologia está trazendo inúmeras aplicações e benefícios para as nossas vidas. Sem contar que Inteligência Artificial também se propõe a potencializar os processos das empresas e da gestão pública. E de que forma? Na iniciativa privada, por exemplo, ela está sendo utilizada para processar grandes volumes de dados e identificar padrões de comportamento e escolhas de clientes, e isso auxilia nas tomadas de decisão. Quem nunca teve contato com os “chatbots”, robôs em centrais telefônicas e digitais?
Essa capacidade de automação de processos, melhoria da eficiência, assistência na tomada de decisões e prevenção de erros humanos também podem ser inseridas na administração pública, principalmente nas dimensões sociológicas para controle social e na solução de problemas complexos, como doenças, mudanças climáticas e desigualdades sociais. Em nosso país, por exemplo, vemos grandes exemplos dessas aplicações. Por meio da Inteligência Artificial, podem ser analisadas e monitoradas a qualidade dos serviços públicos, como: transporte, saneamento básico e segurança; além da possibilidade de identificação das áreas de risco, prevenindo enchentes. Também ajuda no combate a fraudes, automatização de tarefas e otimização de processos, aprimorando o desenvolvimento de serviços e tornando os processos mais ágeis e transparentes.
Desestimula a criatividade
Podemos afirmar que estamos vivendo em uma era onde a inovação tecnológica pode desempenhar um papel crucial na construção de um futuro mais eficiente e inteligente. Mas nem tudo são flores e boas perspectivas, uma vez que existe um lado incógnito neste aparato todo. Logo, quais seriam as desvantagens de todas essas facilidades da IA? E já vou adiantando que este texto não foi escrito com inteligência artificial. Porém, poderia ter sido. E não seria difícil fazê-lo. Eu poderia utilizar o Chat GPT, aplicativo de IA que auxilia na criação de conteúdo e, caso a primeira versão não ficasse boa, eu utilizaria novos comandos para que houvesse um refinamento no texto, até que eu ficasse satisfeito. Mas a longo prazo, com o uso contínuo, eu não estaria desestimulando minha criatividade e capacidade de me expressar? Essa é uma das muitas reflexões que me ocorrem.
Reafirmo, contudo, que o que está escrito aqui saiu letra por letra, palavra por palavra da minha cabeça; uma pessoa comum, um filho de Deus. E, a principal razão de fazer dessa maneira é o fato de que eu gosto bastante de escrever, é algo natural e habitual em mim. O que trago aqui é fruto das experiências pessoais que tive, que depreendi depois de muita leitura. Ou seja, é um resultado o qual reflete a minha marca pessoal e isso é genuíno. Talvez se eu utilizasse o recurso em questão, estaria reproduzindo a fala de outras pessoas, ou até mesmo a de uma máquina. E isso, penso eu, é uma forma de perder a nossa identidade.
Ferramentas de IA
Outro ponto que me gera curiosidade, são as ferramentas de IA que manipulam imagens digitais, que no presente momento estão muito populares. Tratam-se dos filtros que deixam o rosto mais jovem, que emagrecem a silhueta, que inserem você num cenário lindo e de ostentação. E nesse ponto percebo a pobreza espiritual humana, vejo muita gente agindo e postando nas redes sociais, coisas que não são. Entendo que os meios digitais podem ser utilizados para destacarmos o que temos de positivo na vida, mas será que tudo isso de maravilhoso é real? Com certeza não. Muito já se discutiu sobre o impacto negativo do uso (e do uso excessivo) das redes sociais, e este excesso de comparação que vivemos é muito tóxico. Assim, perceber o quanto isso é danoso é fundamental para não prejudicarmos nossa saúde mental.
A inteligência artificial não pode nos tornar seres humanos inúteis. Ou servir para assumir funções em que nossas capacidades humanas são imprescindíveis. No mercado de trabalho, as pessoas não vão ser substituídas pela inteligência artificial. Mas é provável que quem saiba usá-la corretamente tenha muito mais facilidade em encontrar oportunidades melhores do que quem não sabe. Afinal, ela pode ajudar você a ter uma performance mais produtiva. Todavia, não é possível voltar atrás. É necessário, sim ter discernimento e fazer boas escolhas, assim como, em todas as esferas da sociedade.
Henrique Alonso
O autor, colaborador desta Revista, é fotógrafo, relaçõespúblicas e atua com comunicação organizacional
E-mail: jh.alonso@hotmail.com