Artigos › 14/04/2024

Jubileu e o primeiro seminário formativo

Aconteceu no dia 21 de janeiro de 2024, às 9h, na Diocese de Inhambane, Paróquia Nossa Senhora do Amparo Quissico – Zavala, a Celebração Eucarística, na qual, em ação de graças, comemorou-se os 25 anos da presença palotina em Moçambique; bem como a Ordenação Presbiteral de Cândido Julião Muvale e Elton Ricardo Macitela, momento emocionante e marcante de uma entrega total a Deus.

 

A Santa Missa foi presidida por Dom Ernesto Maguengue e concelebrada pelo Bispo emérito Dom Adriano Langa. No momento das homenagens, Dom Adriano Langa fez o uso da palavra e disse: ”Quero vos saudar pela vossa coragem e abertura. Em meio aos contratempos vós tivestes a coragem de continuar bem, estando com o povo, souberam acolher as orientações da diocese”. Cerca de três mil pessoas participaram; padres, irmãos palotinos, familiares e amigos. Com muita alegria e júbilo no coração, todos renderam graças a Deus pela presença Palotina em Moçambique. Após a Celebração, no mesmo ambiente, local muito bem organizado e enfeitado com lindas capulanas, aconteceu a partilha do almoço. Foi um riquíssimo e fraternal momento de convivência que se estendeu por toda a tarde ensolarada.

Na mesma semana, no Seminário São Vicente Pallotti, localizado em Inharrime – Inhambane, entre os dias 23 a 25 de janeiro aconteceu o Primeiro Seminário de estudos com momentos de reflexão, oração e partilhas sobre a realidade da missão palotina em Moçambique. O encontro foi conduzido pelo Vice-Reitor dos palotinos, Padre Juliano Dutra, e o Conselheiro Provincial, Jurandir Goulart Soares. Estiveram presentes alguns padres palotinos que trabalharam na missão; Ademir Alves Moreira, Paulo Jair dos Santos, Pedrinho Geraldo Secretti e os missionários palotinos que atualmente trabalham na missão em Moçambique.

Ao longo da programação foram abordados temas sobre apostolado, economia e animação vocacional. O Primeiro Seminário de Estudos foi muito importante e significativo, pois por meio das reflexões e motivações percebeu-se que a missão está produzindo frutos. Contudo, é necessário trabalhar outros aspectos para melhorar cada dia mais o trabalho na missão, a perseverança e a sabedoria; bem como realizar sempre a vontade de Deus.

Agradecemos ao bom Deus e pedimos com confiança a intercessão de Maria Rainha dos Apóstolos e de São Vicente Pallotti; bem como pedimos o dom da sabedoria, obediência, humildade e perseverança a fim de anunciar com coragem e ousadia o Evangelho do serviço de amor.

Com São Vicente Pallotti, reavivando a fé e reacendendo a caridade em Moçambique.

 

Padre Ilson José de Oliveira, SAC

O autor, colaborador desta Revista, é padre palotino, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos de Namuno, Pemba, Moçambique.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.