Família Kukul – Concretização de um sonho pela fé
Neste mês de setembro compartilho uma conversa que tive com o casal João e Marli Kukul.
Eles contraíram matrimônio no dia 05 de junho de 1982. Ele tinha 25 anos e ela 19. Tinham o sonho de serem pais. Mas, após os primeiros seis anos de casados, nem um sinal de confirmação de gravidez. Foi, então, que procuraram ajuda da medicina para investigar a dificuldade de fecundar.
Feitas as consultas, os exames e tratamento, o médico afirmou que deveria parar com o acompanhamento, pois a medicina não tinha mais o que fazer. “Tem que parar com o tratamento porque o seu organismo não aguenta mais. Parei com o tratamento, mas o sonho de ser mãe sempre me acompanhou. Nós gostaríamos de ter filhos”, lembrou Marli.
Em 2003, a Paróquia São Roque de Coronel Vivida recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, de Portugal. A imagem visitou as comunidades e as famílias passavam à noite em oração nos setores. Nessa ocasião, o casal passou a noite toda em oração. Cada um fez um pedido sem contar para o outro. Coincidentemente, fizeram o mesmo pedido: ser pais.
Marli disse em suas orações que se Maria os considerassem dignos de gerar uma criança, que ela intercedesse essa bênção ao Seu Filho Jesus Cristo. Depois dessa noite de oração o casal voltou para suas atividades cotidianas na propriedade rural. E quando chegou o período de fazer exames de rotina, ela descobriu que estava grávida, faltando uma semana para três meses. Foi uma notícia emocionante, misturada de lágrimas e gratidão, pois entenderam que a oração foi atendida.
João Kukul conta que após a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, ele teve um sonho. Na manhã seguinte ao sonho contou para a esposa enquanto tomavam chimarrão. “Sonhei que estava caminhando pela lavoura e vi um santuário muito bonito. Fui me aproximando e dentro dele tinha uma imagem grande de Nossa Senhora de Fátima. Ao entrar no santuário, a Senhora falou comigo: ‘Não entra aqui, porque é um campo sagrado. Mas o teu pedido está realizado”, contou emocionado.
Esse foi um grande milagre ocorrido na vida desse casal após 21 anos de casados. A medicina não havia dado mais nenhuma esperança de gerarem uma vida. E por meio da intercessão de Nossa Senhora receberam essa graça. “Eu estava com 41 anos quando tive a nossa filha Larissa Fátima, que hoje está com 17 anos”, frisou Marli.
Todos os membros da comunidade sabem o quanto esse casal sofreu e rezou pedindo essa graça. Essa história lembra muitas passagens bíblicas que do impossível Deus realizou o milagre da vida.
A medicina é muito importante, mas a mão de Deus é poderosa. Por isso, o casal é infinitamente grato a Deus pela concretização desse sonho conjugal.
O casal sempre foi engajando nas atividades da comunidade. A Marli era catequista e João fazia parte do conselho. Certa vez, precisava indicar uma pessoa para a formação de ministro auxiliar. Imediatamente ela se disponibilizou por não ter crianças pequenas em casa, mas ao longo da formação descobriu que estava grávida e quando terminou o curso tinha uma filha em seus braços. “Somos muito felizes em fazer parte da comunidade. Hoje somos três que participam da comunidade. Minha filha ajuda muito na liturgia. Só temos que agradecer a Deus”, disse Marli.
No final de nossa conversa, Marli deixou um recado para todos os casais que tentam engravidar: “Nunca desanimem. Recorram a Deus pela intercessão de Nossa Senhora. Sigam em frente com muita oração. Não deixem a tristeza tomar conta do coração. Na Sagrada Escritura lemos Deus dizendo: ‘Recorram a mim, que realizarei os seus pedidos’ (cf. Salmo 4,1). Assim, aconteceu conosco e temos nossa filha”.
O autor, Pe. Judinei Vanzeto, é colaborador desta revista, jornalista e sacerdote em Coronel Vivida (PR).
Texto publicado na edição de setembro de 2021.