Artigos › 02/06/2021

Eucaristia: Nossa autoestrada para o céu

Queridos leitores, gostaria de convidá-los a uma rápida reflexão. Antes de iniciarmos, convide também alguém que esteja próximo a você. Imagine se hoje, neste momento, Jesus estivesse à sua frente. Qual seria sua reação? Pense. Se alguém estiver junto a você nesta reflexão, compartilhe o que pensou! Muitos poderão responder que se ajoelhariam ou se prostrariam, que diriam palavras de louvor e de misericórdia.

Qual outra reação nossos corpos e lábios poderiam ter? Afinal, Deus estaria à nossa frente. Pois bem, alegremo-nos! O Senhor está verdadeiramente diante de nós, em todas as Igrejas onde há uma luz junto ao sacrário. Sim! Jesus está vivo nos sacrários, ostensórios e em cada fiel que o comunga. A presença de Cristo na Eucaristia é uma verdade, uma fascinante realidade!

Cristo a instituiu na Quinta-feira Santa, “na noite em que ia ser entregue” (1 Cor 11,23), durante a Última Ceia que celebrou com os seus Apóstolos. Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomai e comei, isto é meu corpo” (Mt 26, 26).

A cada Santa Missa celebrada, os sacerdotes proclamam as mesmas palavras ditas por Nosso Senhor há dois mil anos e o milagre da transubstanciação acontece aos nossos olhos. A comunhão é um verdadeiro encontro de Amor, pelo qual podemos experimentar, ainda nesta Terra, o mistério da presença salvífica do Cristo Ressuscitado.

Ao escrever este texto, recordava a experiência de Maria Madalena no sepulcro. “Ditas essas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. Perguntou-lhe Jesus: “Mulher, por que choras? Quem procuras?”. Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”. Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (Jo 20, 14-16).

Ao escutar o até então jardineiro chamar o seu nome, percebe que o Crucificado estava vivo, que ressuscitou como havia dito. Então, exclamou em hebraico, “Rabôni” que significa “Mestre”! Seu amado estava à sua frente novamente. É este encontro que temos nas filas de comunhão, nas adorações. Diante de nós está o Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz e agora vive!

Assim como os jovens da era digital, Carlo Acutis, com apenas 11 anos, já era habilidoso com a internet. Tornou-se o primeiro beato conhecido a utilizar de forma expressiva as mídias sociais para evangelizar e, de forma especial, anunciar para o mundo a graça e o poder de Jesus Eucarístico.

Por sua iniciativa, criou uma exposição virtual de milagres eucarísticos, que ainda hoje podemos acessar para conhecer estes milagres que aconteceram ao longo da história, em diversos países.

Carlo Acutis – Milagres Eucarísticos – miracolieucaristici.org

O anjo da juventude, como ficou conhecido, dizia que “ao ficar diante de Jesus na Eucaristia, as pessoas podem se tornar santas.” Não compreendia por que eram vistas filas quilométricas para ver um show ou um filme, mas essas mesmas filas não eram vistas em frente a Jesus Sacramentado.

Carlo Acutis foi um jovem que, assim como eu e você, teve uma experiência com Jesus Cristo e reconheceu, desde muito cedo, o valor inestimável deste sacramento. Chamava a Eucaristia de “minha autoestrada para o céu”. Jesus Mestre quis permanecer conosco, de modo especial, no Sacramento Eucarístico. Não é tarde! Cristo nos chama hoje para estarmos na sua presença.

Até mesmo se não for possível ir até à Igreja, acesse uma Capela Virtual para amar e se deixar amar. Um jovem católico que possui um coração enamorado pelo Sacramento da Comunhão torna-se uma pessoa íntima de Deus e cheia do Espírito Santo!

Para acessar uma Capela Virtual é simples! Pelo seu celular ou computador pesquise em um site de procura “Capela Virtual”, escolha um link e acesse. Diversos sites estão promovendo a exposição perpétua do Santíssimo Sacramento.

A autora, Laura Echevenguá Job, é colaboradora desta Revista e estudante universitária de Enfermagem  em Porto Alegre (RS).

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.