Artigos › 18/08/2023

Bora pedalar!

Há 15 anos, mais precisamente em 2006, o ciclista Pedro Davison foi atingido por um motorista bêbado que fugiu sem prestar socorro na Asa Sul, em Brasília (DF). O biólogo tinha 25 anos à época e, em sua memória, o dia 19 de agosto ficou marcado como o Dia Nacional do Ciclista.

O acidente de “Pedrinho”, como era chamado pelos amigos, aconteceu no dia do aniversário de sua filha, Luiza Davison, que agora, em 2023, já está com 25 anos de idade. Ela conta que carrega o legado do pai.

“Ele via a bicicleta como um símbolo de liberdade, como o futuro da nossa relação com a cidade, com respeito às pessoas na rua. Não precisava dessa tragédia, mas é reconfortante ver como a voz dele ecoou com a mensagem que ele deixou”, disse Luiza.

Essa frase, dita por sua filha, nos faz pensar sobre todo este modo caótico que vivemos em nossas cidades. Trânsito, poluição e estresse. Uma combinação que, infelizmente, faz parte do nosso dia a dia. Mas a luz no fim do túnel existe e pode unir tanto a saúde como a sustentabilidade em si.

Seja para fugir dos engarrafamentos ou levar um estilo de vida mais saudável, a bicicleta é uma opção democrática e ecológica para deslocamentos cotidianos, além de ser uma ótima maneira de movimentar o corpo e manter a saúde em dia.

Um estudo realizado entre 25 de março e 08 de abril de 2022, da Ipsos sobre “Ciclismo ao Redor do Mundo”, mostrou que 91% dos brasileiros defendem o uso da bike para redução de emissões de carbono e do trânsito. O estudo mostrou ainda que as bicicletas são bem-vistas por 84% dos brasileiros.

Dizem que a gente nunca esquece como andar de bicicleta, então se você está pensando em incluir na rotina o hábito de pedalar, que tal um empurrãozinho? Seguem cinco (dos inúmeros) benefícios do pedal para a sua saúde e para o planeta.

 

Bem-estar físico e mental

O corpo humano precisa de movimento. Ao pedalar, todos os grupos musculares começam a trabalhar e o organismo libera hormônios que causam sensações de prazer e relaxamento. Os benefícios para a saúde são incontáveis: reduz o colesterol, a glicemia, regula a pressão arterial, melhora o sono, emagrece e muito mais! O contato com o ambiente externo e com a natureza proporciona ainda mais bem-estar, revigorando corpo e mente. Está explicado por que nos sentimos tão bem quando andamos de bicicleta.

 

 

 

Aumenta a resistência

Quando pedalamos, exercitamos mais a respiração e os músculos, ganhando mais resistência física (e pulmonar) para além dos momentos de pedalada. Com o tempo, você será capaz de fazer roteiros mais longos e íngremes, além de outras atividades do dia a dia como subir escadas sem ficar ofegante.

 

É muito divertido

Imagina se exercitar enquanto se diverte? Andar de bike é assim.  Enquanto você se diverte com a família, os amigos ou sozinho, você pratica uma atividade física potente.

 

Baixo impacto

Por não ter contato direto com o chão, o pedal é um exercício de baixo impacto, ou seja, reduz o risco de pancadas nas articulações, como joelhos e pés. E ainda melhora a coordenação e o equilíbrio.

 

Contribui com a saúde do planeta

A bike não produz gases de efeito estufa, por isso é uma alternativa de transporte de baixo carbono. Inclusive, se quiser fugir dos congestionamentos e ainda ajudar a cuidar do meio ambiente, vale trocar o carro pela bike para ir ao trabalho.

 

Pedalar sim, mas com segurança

Um pedal seguro depende de alguns fatores como políticas públicas e educação no trânsito.  Para garantir um passeio mais seguro, alguns cuidados podem ser tomados, começando pelos itens básicos de segurança:

Equipamentos de segurança: capacete, kit de iluminação e manutenção preventiva da bike, fazem toda a diferença na hora de pedalar.

Cuidado nas vias: evite andar por ruas e avenidas muito movimentadas e sempre que puder, opte por andar nas ciclovias e ciclofaixas.

 

Então, gostou da ideia? Pronto para resgatar a bike que está esquecida na garagem e começar uma experiência positiva e saudável ao lado da magrela? Sua saúde e a do nosso planeta agradecem!

 

Juarez Rodolpho dos Santos

O autor, colaborador desta Revista,
é designer gráfico em Porto Alegre (RS)
@juarezrodolpho

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.