Sementes lançadas em terras jovens
As realidades juvenis têm sido um dos importantes temas tratados na Igreja. Já em 2018, foi convocado e realizado um Sínodo sobre os Jovens. O evento teve por título o documento final: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Além disso, este ano no Brasil estamos vivendo o 3° Ano Vocacional, com o tema: “Vocação: graça e missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho”.
Mas, e então, do que o jovem precisa? O que ele realmente quer? Quais são os seus anseios? Existe espaço para o jovem na Igreja? Se sim, qual seria? Essas e outras muitas perguntas podem ser levantadas por nós, jovens, e, sem dúvida, têm sua resposta no coração da Igreja. De muitas maneiras a Igreja tem se preocupado e procurado inserir os jovens no seguimento de Jesus. Uma delas formas são os encontros e retiros de “primeira experiência”.
Sementinhas
Como por exemplo o 4º Encontro ‘Sementes’ que ocorreu de 21 a 23 de abril de 2023, no Centro de Formação São Vicente Pallotti, em Palotina (PR). Participaram 92 adolescentes e jovens, chamados carinhosamente de “sementinhas” e contou com cerca de 150 jovens trabalhando.
O encontro Sementes tem como objetivo levar os adolescentes, especialmente aqueles que recém terminaram a catequese do Sacramento da Crisma, a fazerem uma experiência inédita de Deus em suas vidas, valorizando sempre as experiências vividas por cada um deles.
Esse encontro procura dar condições de ressignificar seu universo adolescente e juvenil nas muitas situações de vida, histórias e desafios, que são próprios desta etapa passageira, mas importante e maravilhosa da vida humana.
Semente em terra boa
O lema do encontro é: “A semente que caiu em terra boa, germinou, cresceu e deu boa colheita” (Marcos 4,8). Assim, seguiu-se toda a programação falando sobre a semente que brota em nosso coração, semente do amor de Jesus, e que assim, devemos ter um coração com “terra fértil”, para bem desenvolver esse amor em nossa vida pessoal e social, para conosco mesmo e para com o irmão.
Esse encontro, desenvolvido por adolescentes, casais de pais, assessoria juvenil e religiosa, proporcionou aos jovens e adolescentes a ligação de Deus para com o que eles estavam vivendo naquele momento. Todas as formas de vocação foram retratadas nos dias do encontro, assim como o valor dos adolescentes e jovens para Deus; como um pai amoroso e preocupado, Além disso, o valor da família de cada um com um pulsar maior no coração de filho. Com certeza, uma experiência inesquecível com o amor de Deus.
Vinícius José Rosa
O autor, colaborador desta Revista, é seminarista palotino,
no Seminário São Vicente Pallotti, em Palotina (PR)
Padre Jairo Vieira Jr
O autor, colaborador desta Revista, é padre
palotino e atual reitor do Seminário
São Vicente Pallotti, em Palotina (PR)