MEDICAMENTOS
USO SEGURO E SAUDÁVEL
O assunto de hoje é sobre o armazenamento e a segurança no uso de medicamentos.
É comum, especialmente, na terceira idade, a necessidade do uso de diversos fármacos para a manutenção da saúde do nosso corpo, mas, você já parou para pensar que o local onde você armazena os medicamentos pode interferir na eficácia do mesmo? E como organizar os horários para não esquecer de nenhum? Armazenar os seus medicamentos em uma gaveta no banheiro ou na cozinha, por exemplo, pode não ser a melhor escolha. Os medicamentos são uma complexa combinação de substâncias que agirá diretamente na funcionalidade dos nossos órgãos e são parte essencial da maioria dos tratamentos das doenças. Não há dúvidas entre os profissionais de saúde: o sucesso do controle e até mesmo a cura de suas comorbidades passam pelo uso correto dos remédios prescritos.Vamos, portanto, as principais dicas:
Atenção ao armazenamento
As condições de temperatura, luz e umidade influenciam diretamente na fórmula do medicamento. Precisamos prestar atenção nas embalagens das medicações, pois em todas há o indicativo da faixa de temperatura que ele precisa ser armazenado. Vale lembrar que existem medicamentos que precisam ser acondicionados na geladeira, algumas medicações líquidas principalmente. A dica que eu deixo é sempre procurar utilizar as prateleiras da geladeira, pois ao colocar a medicação na porta da geladeira, você pode expor a medicação às variações de temperatura, uma vez que este é o local da geladeira que mais sofre com isso.
DE OLHO NAS DICAS
- Se você utiliza medicamentos regularmente, fique atento aos horários prescritos.
- No caso de medicações que precisam ser partidas ou trituradas, consulte seu médico ou farmacêutico para lhe orientar a forma correta de preparar a medicação para uso.
- Mantenha os medicamentos nas embalagens originais, facilitará a sua identificação e o controle de sua validade.
- Ao manusear os medicamentos, procure estar sempre em lugares claros para facilitar a compreensão da dosagem e evitar trocas de medicamentos.
- Opte por tomar comprimidos e as cápsulas sempre com água .
- Caso observar qualquer mudança no medicamento: cor, mancha, sabor ou cheiro estranho, consulte um médico ou farmacêutico.
- Procure levar todas as receitas, os exames e os medicamentos em uso para todos os seus atendimentos médicos e de enfermagem.
- Esteja atento aos prazos da sua receita. Nunca espere o seu medicamento acabar para providenciar uma nova receita, seja para comprá-lo ou buscá-lo na unidade de saúde mais próxima.
- Não confie na sua memória! Tenha anotado o nome, a dosagem e o horário de uso dos medicamentos que você utiliza de forma contínua e acrescente, quando necessário, os de uso temporário, como por exemplo, um antibiótico.
- Compartilhe com a sua família sua lista de medicamentos e peça ajuda sempre que tiver dúvidas.
- Por fim, sempre guarde medicamentos vencidos em local separado dos medicamentos em uso. Ao descartar o medicamento, jamais descarte na pia, ralo ou lixo comum. Leve até o posto de saúde ou farmácia mais próximo e dê o destino correto ao medicamento. Assim você cuida não só da sua saúde, mas também do meio ambiente.
Em caso de dúvidas, não hesite em conversar com seu médico ou com um farmacêutico. Medicações curam, mas quando mal utilizadas podem ocasionar graves problemas. O Catecismo da Igreja Católica no parágrafo nº 2288 afirma que a vida e a saúde física são bens preciosos, confiados por Deus. Temos a obrigação de cuidar razoavelmente desses dons, tendo em conta as necessidades alheias e o bem comum. E diz ainda que a virtude da temperança leva a evitar toda a espécie de excessos, o abuso da comida, da bebida, do tabaco e dos medicamentos.
Por mais simples que essas dicas e atitudes sejam, colabora diretamente para o bem-estar de sua saúde e de sua qualidade de vida. Cuide do seu corpo, o bem mais precioso que Deus generosamente nos deu.