O VERDADEIRO VALOR DE UM PRESENTE DE NATAL
O Natal é uma das datas mais importantes e simbólicas para os cristãos. Trata-se de um momento sublime, pois é coberto de múltiplos significados relacionados ao nascimento de Cristo. Natal é confraternização, celebração, união, família, doação, vida.
O Menino Jesus recebeu doações dos pastores que foram vê-lo ao redor da manjedoura e, num ato simbólico, a gente também doa presentes na noite de Natal. A gente começa a viver a magia do Natal ao enfeitarmos a casa e, a partir de então, começa a organizar a ceia, ao lado de quem ama, fazendo uma reflexão sobre a vida e sobre nossas ações.
Diante de todo esse contexto, além da presença física na noite de Natal, cultuamos o ato de levar uma lembrança ou presente. A gente compra para presentear e também para doar. Com o passar do tempo, verificamos novas relações comerciais sendo estabelecidas, o que está mudando a forma como fazemos as escolhas dos presentes. Na correria do dia a dia, tudo passa tão rapidamente e é preciso que consigamos nos organizar com antecedência.
O ato de presentear vai muito além do presente recebido
Além do conteúdo do presente há o gesto de ter sido reservado um tempo para escolher aquele produto; o gesto de procurar algo que combine com a pessoa presenteada; bem como o ato de doação de uma quantidade de dinheiro que possibilitou a compra. Dessa forma, o presente é muito mais do que um produto, é tempo, é escolha, é dinheiro.
Dado que o tempo passou a ser considerado um dos ativos mais escassos da atualidade, optamos por simplificar as compras e, neste sentido, o e-commerce parece ser uma boa opção. Sentamos em frente ao computador e a loja está ali, à nossa disposição e, com alguns cliques, a gente efetua a compra dos presentes.
Quanto mais presentes, mais relações comerciais sendo estabelecidas e dinheiro transacionado. Isso tudo aquece a economia, fazendo do Natal uma das principais datas para o comércio. Analisando dessa forma, parece que o caráter comercial adquiriu uma importância muito grande; mas, por outro lado, percebemos o quanto é bom receber um presente e aquilo que vem intrinsecamente junto a ele: carinho, tempo e doação.
Com o passar dos anos, a gente ainda lembra dos presentes que ganhamos, de quem ganhamos e relembra a ocasião em que os recebemos, o que nos revela a importância que existe no ato de presentear. Assim, a gente ressignifica o caráter meramente comercial para transformá-lo em algo maior, dotado de relevância emocional e sentimental.
Natal exige tempo…
Toda grande festa exige preparação, organização e o advento tem este intuito. Neste período devemos refletir e nos preparar para viver plenamente o Natal, preparar a casa, a alma, o coração e os presentes personalizados, únicos, cada qual a seu jeito para agradarem demais os que recebê-los.
Jesus é nosso maior presente e feliz de quem consegue senti-lo vivo em seu coração. Em sua integralidade, o Natal tem esta magia e deve contribuir para intensificar nossa fé. Desta forma, viver o Natal, por si só, já é um presente.
No entanto, de forma materializada, os presentes serão concedidos a algumas pessoas que têm um significado importante na nossa vida e sempre surgem dúvidas de qual presente comprar. Então, que tal pensar sobre o que Jesus gostaria de ganhar se passasse o Natal conosco e, com base nesta resposta, escolher uma pessoa próxima para receber o presente do aniversariante do dia. Eu estou pensando o que comprar e quem escolherei para doar o mais verdadeiro presente neste Natal.
Reserve tempo para os preparativos e aproveite muito este período, pois o Natal aflora em nós o que há de melhor. Então, permita-se vivê-lo em corpo, alma e coração.
Giovana Souza Freitas
A autora, colaboradora desta Revista, é professora
universitária e Doutora em Economia
giovana.souza@terra.com.br