NOVO ANO, NOVOS PLANOS
Um ano novo é sempre uma nova oportunidade, um reinício. O que muda, de fato, é o calendário, mas quem o inventou foi sábio, pois ele tem o poder de nos transformar internamente.
Começar outra vez, desde o dia 1º, nos transforma, provoca uma sensação interior de renovação das esperanças e nos incita à criação de novos planos e objetivos.
Diante deste contexto, vale realizar um bom planejamento de nossas atitudes, avaliação de nossos sonhos para que o ano, de fato, possa ser novo e diferente com a busca e concretização dos mesmos. Vamos lá!
Comece fazendo o planejamento
Toda empresa organizada e que pretende manter-se no mercado a longo prazo elabora e monitora seu planejamento estratégico periodicamente. Isso deve ser incorporado à rotina e fazer parte do DNA da organização. Os bons gestores acreditam nesta ferramenta que serve tanto para as empresas quanto para as pessoas.
Portanto, se você tem sonhos de curto, médio e longo prazo já pode começar a planejar. Primeiramente, esteja disposto a pensar e reunir as ideias para que consiga definir o quê, como e quando começará a vê-los se realizarem. Para tanto, sente-se em frente ao computador e siga o seguinte passo a passo:
1º Determine, de forma clara e objetiva,
o que você deseja (ou quer realizar)
Tudo o que você tem em mente são ideias até que consiga escrevê-las claramente. Assim, você criará um objetivo. O objetivo é o norte, aquilo que será concretizado. Vamos pensar em um exemplo. Que tal conhecer a Itália? Eis um belo objetivo para este ano.
2º Transforme objetivos em metas
Ainda que o objetivo seja claro, você precisa quantificá-lo (apresentá-lo em números) para que saiba exatamente o que é necessário para a sua concretização. Sendo assim, sua meta, no caso do exemplo acima, será ”reservar mensalmente R$1.000,00 para comprar as passagens em outubro e viajar em dezembro de 2024”. A meta deve esclarecer o quanto (dinheiro) é necessário e quando a ação precisa ser realizada (tempo).
3º Estabelecendo a estratégia
Ciente do objetivo e da meta, cabe definir o que será feito para que eles aconteçam. Quando você conseguir definir ”como” fazer, você está diante da estratégia. Assim, você poderá definir por trabalhar mais duas horas por dia, durante todos os dias, para conseguir os R$1.000,00 de incremento ao mês.
4º Faça o monitoramento
Tendo objetivo, meta e estratégia você pode colocar seu plano em ação. Neste caso, implemente a estratégia. Seguindo nosso exemplo, busque o trabalho que lhe garantirá a remuneração compatível com o ganho extra que precisa ser reservado para pagar a viagem.
Nunca esqueça que o planejamento para ser eficiente deve ser encarado como prioritário e precisa ser revisado periodicamente. Acreditar que o plano dará certo é primordial para o seu sucesso.
Quem só tem ideias acerca de seus objetivos, pode ficar para sempre no campo das ideias, mas quando você planeja, I) define o que quer, II) sabe o que precisa fazer e III) estabelece uma meta clara que defina quando irá acontecer, aumenta muito a chance de concretização.
5º Aproveite a oportunidade
Se fazer um planejamento parecia complexo, agora verificou-se que não é. Um novo ano chegou e com ele renasce a esperança. A vida é tão mágica, tão vasta e cheia de oportunidades. Então, procure fazer seus sonhos acontecerem. O planejamento pode ser o “empurrão” que faltava.
- Sonhe grande, voe alto. Quem sabe, além de conhecer a bela Itália, você ainda consiga ver o Papa Francisco em uma das suas aparições na Basílica de São Pedro, o que seria uma cena marcante e para sempre lembrada. Que em 2024 você continue tendo oportunidade de sonhar e de viver seus sonhos.
GIOVANA SOUZA FREITAS
A autora, colaboradora desta Revista,
é professora universitária e Doutora em Economia
giovana.souza@terra.com.br