Artigos › 12/04/2021

Limpeza na prática e com estilo

Seguindo nossa proposta de trazer boas notícias com ideias inovadoras para o bem comum de nosso planeta, neste mês daremos sequência ao assunto da edição anterior, que foi a água e sua importância.

Apresentamos um pouco da trajetória e ideias inovadoras de um jovem de 26 anos, inventor, ambientalista e estudante de engenharia aeroespacial que desenvolveu um método de limpeza dos detritos de plástico nos oceanos.

Alguns anos atrás, o então adolescente holandês Boyan Slat teve o sonho de limpar os oceanos. Agora, o jovem está conseguindo transformar esse desafio em realidade, ao lançar seu primeiro navio destinado para limpeza dos oceanos.

Ele criou o sistema Ocean Cleanup, que usa as forças oceânicas naturais para capturar e concentrar o plástico. Tanto o plástico quanto o sistema são carregados pelas correntes marinhas.

O sistema consiste em um flutuador de 600 metros de comprimento, que fica na superfície da água, e uma ‘’saia’’ afilada de 3 metros de profundidade anexada abaixo do mesmo. O flutuador impede que o plástico passe sobre ele, enquanto a saia impede que detritos escapem por baixo.

Limpar o Great Pacific Garbage Patch (Grande Porção de Lixo do Pacífico) usando métodos convencionais – vasos e redes – levaria milhares de anos e bilhões de dólares para ser concluído.

Estudos mostram que uma implantação em larga escala do sistema de limpeza (uma frota com aproximadamente 60 sistemas) poderia limpar 50% dos oceanos em apenas cinco anos.

O lançamento

O primeiro sistema de limpeza, o System 001, foi implantado no último dia 08 de setembro de 2020. Após o lançamento bem-sucedido da Baía de São Francisco (USA), ele viajou 350 milhas náuticas para iniciar os testes no Pacífico, segundo um comunicado enviado pela organização do projeto. Ao remover o plástico, enquanto a maior parte dele ainda é grande, se evita que o mesmo decomponha-se em micro plásticos perigosos à vida marinha.

Jovem que limpa oceanos lança óculos de sol de lixo marítimo

Só o fato deste jovem criativo criar um projeto para limpeza dos oceanos já merecia aplausos, mas ele não parou por ai! Que tal aproveitar todo esse plástico retirado dos mares e a partir disso criar um óculos de sol estiloso?

É literalmente uma limpeza com estilo! Pois essa é a proposta da organização sem fins lucrativos The Ocean Cleanup, com sede na Holanda. Os lucros com a venda dos óculos irão 100% para a maior operação de limpeza em andamento da história, que é a limpeza da grande porção do Oceano Pacífico, que concentra uma grande faixa de detritos devidos a suas correntes marítimas.

Óculos reciclado

Os vidros foram confeccionados com o primeiro lote de lixo oriundo da limpeza. A The Ocean Cleanup conseguiu transformá-lo em um material de alta qualidade e seguro. Estima-se que cada par de óculos de sol permita a limpeza de uma área equivalente a 24 campos de futebol da faixa de lixo do Pacífico.

Pense no impacto positivo desse projeto no decorrer dos anos. É a isso que podemos chamar de uma ideia criativa e com estilo!

O colaborador desta revista, Juarez Rodolpho dos Santos, é designer gráfico em Porto Alegre (RS).

Texto publicado na edição de janeiro/fevereiro de 2021.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.