Liderança responsável
Sobre o tema da liderança muito se fala e se escreve. Trata-se de um tema importante para quem está nas organizações ou que exerce alguma liderança.
Mas ser líder não é uma tarefa simples para qualquer um. Ser líder, o conceito mais genérico, é a capacidade de influenciar pessoas para atingir um objetivo comum. Assim, ser um líder responsável é indispensável para estabelecer confiança e inspirar a equipe.
Por outro lado, significa reconhecer erros e corrigi-los, sendo líder pelo exemplo. Portanto, ser um líder responsável é dar a cara nas tomadas de decisões difíceis e enfrentar qualquer resultado, seja positivo ou negativo.
Quando se obtém sucesso nas tomadas de decisões é muito fácil reconhecer, mas superar os fracassos e aprender com eles também faz parte da liderança responsável. Significa que o líder reconhece sua responsabilidade em qualquer situação, isso é inerente à liderança, pois se encarregar da responsabilidade vai além da tomada de decisões ou delegar tarefas.
Fatores interligados
Na liderança responsável alguns fatores se interligam tais como: transparência nas decisões, ser ativo na solução de desafios, aceitar os próprios erros, reconhecer que o sucesso é coletivo, estar aberto a ouvir críticas e elogios, ser empático e promover a confiança e a responsabilidade de todos. Portanto, ser líder significa contribuir de forma significativa para o progresso da equipe. Assim a liderança será eficaz.
Outros fatores importantes consistem em definir as metas claramente, com objetivos bem definidos para que haja uma direção única a ser alcançada, e que os objetivos estejam ao alcance de todos. Para isso o líder estimula o crescimento e o aprendizado contínuo dele mesmo e da sua equipe, sendo o líder o exemplo. Para que um fracasso seja a oportunidade para aprender e adquirir conhecimento. Os fracassos, mesmo desagradáveis, possibilitam desenvolver habilidades e o aprimoramento dos membros da equipe.
Com a liderança responsável está interligado o senso de comunidade e o fortalecimento dos laços da equipe. Uma boa conexão é o que fomenta a liderança responsável. Criar um ambiente comunitário e amigável ajuda a minimizar o isolamento de membros do grupo, a competitividade predatória, que são elementos tóxicos no ambiente. O papel do líder responsável consiste em integrar a equipe para mitigar o isolamento e a competição, pois todos também são responsáveis e importantes. Isso contribui para o respeito entre os membros, evita preconceitos e discriminações.
O líder responsável instiga o engajamento de todos e um ambiente positivo contribui para que os membros façam uso de seus talentos e sintam-se motivados. Perceber quando um membro não está motivado e buscar uma aproximação para entender o que está acontecendo, é imprescindível.
Ser líder é também ser ético, pois suas escolhas causam impactos nas pessoas e no ambiente. Assim, avaliar suas próprias ações é uma prática importante, pois ser ético demonstra integridade e gera respeito dos demais. Assim, o líder será visto como exemplo a ser seguido.
Ferramenta do líder responsável
Para ser um bom líder é preciso levar em conta suas habilidades e conhecimentos; se comprometer e assumir responsabilidades para encarar desafios e tomada de decisões. Outro aspecto é a empatia para que os membros se sintam valorizados e compreendidos. Isso significa ouvir atentamente e considerar os pontos de vista do outro.
Um líder é autêntico quando mantém diálogo aberto com os demais. Tem consciência que sua forma de liderar está conectada com sua história pessoal e que cada membro da equipe também tem sua história pessoal e que isso influencia na tomada de decisão e no relacionamento dentro da equipe.
Existem vários desafios que o líder responsável deve levar em conta, mas que é possível superar as dificuldades, momentos de conflitos e atritos quando a liderança é eficaz. O líder sofre pressões, mas consegue manter a coesão da equipe. Ser líder é estar presente em todos os momentos e não fugir da sua responsabilidade.
PADRE SÉRGIO LASTA, SAC
Padre palotino, psicólogo, Doutor em Educação
e Professor na Faculdade Palotina – Fapas.
sergiolasta@gmail.com