A viagem sem volta de Nick
Nossos super amiguinhos estão de volta às aulas com muita energia. Ao chegarem na escola, todos foram logo ao encontro da professora para contar sobre as aventuras que viveram no período de férias.
– Eu fui acampar com a minha família. Amamos a natureza, os animais, as plantas e ficar perto de tudo isso deixou a gente muito mais feliz – relatou nossa indiazinha Jasmin.
Já Lucca e Enzo tiveram a mesma experiência. Foram com toda a família para a praia. Banho de mar, castelo de areia e comer muito picolé foram as atividades que mais gostaram.
Lipe contou a todos sobre a viagem para visitar os parentes no Interior:
– Tomamos banho de açude, andamos a cavalo e ajudei minha tia a tirar leite da vaca. Foi muito legal também dar comida para as galinhas – contou.
Enquanto todos ouviam animados as histórias, Nick estava no canto da sala lendo um livro. A professora percebeu que nosso ruivinho estava quieto e o chamou para se juntar ao
grupo.
– Desculpem-me. Estou aqui me divertindo com este livro. Não consigo me desgrudar dele – disse.
– Que livro é este? – perguntaram todos curiosos.
– O Pequeno Príncipe. É sobre um menino que vive num planeta muito pequeno. Ele tem que cuidar dos pequenos vulcões, arrancar as ervas daninhas e dar atenção especial para uma linda rosa. Além disso, ele pega cometas com uma rede para sair e conhecer outros lugares – contou Nick.
– Mas Nick, além de ler livros, o que mais você fez nas suas férias? – perguntou Enzo.
– Eu fiz muitas coisas com a leitura dos meus livros. Fui no “Sítio do Pica Pau Amarelo”, conversei com “Meu Pé de Laranja Lima” e conheci um novo amigo muito travesso: o “Menino Maluquinho”. Eu me diverti muito, pois fui em tantos lugares e conheci tantas pessoas nestas histórias que foi como viajar por muitas cidades.
Encantada com as descobertas literárias de Nick, a professora começou a contar a todos sobre a importância da leitura para os pequenos:
– Ler é um dos hábitos mais saudáveis que existe. Assim como comer frutas e verduras faz bem para o nosso corpo, ler um livro traz muitos benefícios para a nossa mente, como conhecer novas palavras, histórias, personagens. Além de ajudar a escrever melhor também.
Desconfiados, os demais amiguinhos se olharam pensando como poderia ser divertido parar de brincar de correr para ler um livro?
– Por causa da imaginação. Eu já inventei várias brincadeiras com as histórias que aprendi nos livros. Gosto muito de ter meu próprio planeta e cuidar dele com os brinquedos do meu quarto. Aprendi a conversar com as plantas e com as árvores e também a pegar a panela da mamãe e fazer de chapéu, e guardar todas as minhas ideias ali.
Empolgados, nossos amigos pediram a Nick para ensinar a todos as novas brincadeiras que aprendeu com os livros.
– Vou fazer melhor. Além de brincarmos de tudo isso, vou emprestar meus livros para vocês e assim todos saberemos a histórias para brincar e nos divertir ainda mais.
– Que ótima ideia! Também vou passar agora na biblioteca e trazer alguns exemplares para todos já começarem sua leitura – disse a
professora.
Sentamos em círculo na sala, todos começaram a ler seus livros. A professora chamou Nick baixinho e disse:
– “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” – falou ela lembrando de uma das frases mais famosas do livro O Pequeno Príncipe. Obrigada por trazer para a turma essa experiência linda das tuas férias. Com certeza eles nunca mais vão esquecer.
E você amiguinho leitor? Já leu algum livro? Que tal começar com uma história bem legal? Peça para o papai ou a mamãe um livro e comece essa viagem sem volta de diversão, aventura e muito aprendizado!
Publicado na edição de Março de 2020