Artigos › 31/03/2023

A história da Jornada Mundial da Juventude

Já lemos por aqui sobre os jovens da Bíblia, sobre a juventude dos santos e até mesmo do Papa Francisco.

 

Já lemos por aqui sobre os jovens da Bíblia, sobre a juventude dos santos e até mesmo do Papa Francisco. Deus realizou grandes obras durante a nossa juventude e inspirou o então Papa João Paulo II, há 39 anos, a criar o maior evento da juventude católica no mundo inteiro. O evento, frequentemente, bate recordes em número de participantes, mas há marcos que não podem ser mensurados:  as infinitas graças de amor e misericórdia derramadas na vida de milhares de jovens! Vamos relembrar como tudo começou?

O começo

Em 1984, o Papa quis organizar um encontro no Domingo de Ramos, em Roma, para celebrar o jubileu dos jovens inseridos no Ano Santo da Redenção 1983-1984. Esperava-se 60 mil peregrinos. Acorreram 250 mil de muitos países.

No ano seguinte 300 mil jovens repartiram-se entre as igrejas da cidade para momentos de oração e catequese, reunindo-se, depois, na praça de São Pedro para participarem na celebração com o Papa. Ainda em 1985, ele escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo inteiro e anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.  Neste texto, diz o Papa: “A Igreja olha para os jovens; antes, a Igreja de um modo especial, vê-se a si mesma nos jovens, em todos vós e, ao mesmo tempo, em cada um e em cada uma de vós”.

 

ROMA, ITÁLIA – 1986

Tema: ”Confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça” (1Pd 3,15)

Na primeira edição o Papa João Paulo II apresentou a Jornada Mundial da Juventude aos jovens, sublinhando que aquele era um dia de esperança.

 

BUENOS AIRES, ARGENTINA –  1987

Tema: ”Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos n’Ele” (1Jo 4,16). Cerca de 900 mil jovens reuniram-se em Buenos Aires.

 

SANTIAGO DE COMPOSTELA,

ESPANHA – 1989

Tema: ”Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Em agosto de 1989, cerca de três meses antes da queda do Muro de Berlim, 600 mil jovens rezaram pela paz, em Santiago de Compostela.

CZESTOCHOWA, POLÔNIA – 1991

Tema: ”Recebestes um Espírito que faz de vós filhos adotivos” (Rm 8,15). Com a queda do regime comunista, a edição de 1991 da Jornada Mundial da Juventude realizou-se na Polónia, com uma numerosa participação de jovens da Europa Oriental – no total, eram cerca de um milhão e meio de peregrinos.

 

DENVER, ESTADOS UNIDOS – 1993

Tema: ”Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Foi nas ruas da cidade de Denver que se realizou a primeira via-sacra da Jornada Mundial da Juventude, uma celebração que, desde então, tem integrado o programa oficial.

 

MANILA, FILIPINAS – 1995

Tema: ”Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós” (Jo 20,21). Na missa de envio da JMJ de Manila, estiveram mais de quatro milhões de peregrinos, muitos dos quais provenientes de contextos sociais marcados pela pobreza e pela desigualdade.

 

PARIS, FRANÇA – 1997

Tema: ”Mestre, onde moras? Vinde e vereis” (Jo 1, 38-39). Durante a JMJ de Paris, mais de meio milhão de jovens encheram as ruas da capital francesa de alegria e fraternidade.

 

TORONTO, CANADÁ – 2002

Tema: ”Vós sois o sal da terra […] Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13.14). Na última JMJ a que presidiu, o Papa João Paulo II voltou a pedir aos jovens que se empenhassem na construção de um mundo mais solidário e fraterno.

 

COLÔNIA, ALEMANHA – 2005

Tema: ”Viemos adorá-l’O” (Mt 2,2). A primeira JMJ do Papa Bento XVI. O Santo Padre foi recebido nas margens do rio Reno por uma multidão de jovens – chegou de barco, uma imagem que muitos associaram de imediato à Barca de Pedro. Na missa de envio cerca de um milhão de peregrinos ouviram o Papa.

 

SYDNEY, AUSTRÁLIA – 2008

Tema: ”Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas” (Atos 1,8). Cerca de meio milhão de peregrinos de mais de 200 países e mais de 600 bispos de todo o mundo participaram na vigília e na missa de envio da primeira JMJ, na Oceânia.

 

MADRID, ESPANHA – 2011

Tema: ”Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7). Com um tema que encorajava os jovens a manterem-se firmes na fé, a JMJ Madrid 2011, que contou com cerca de dois milhões de peregrinos.

 

RIO DE JANEIRO, BRASIL – 2013

Tema: ”Ide e fazei discípulos entre todas as nações.” (Mt 28,19). A primeira Jornada do Papa Francisco. Participaram, em Copacabana, mais de três milhões de peregrinos. No final da celebração, muitos jovens ajudaram a recolher o lixo do areal.

 

CRACÓVIA, POLÔNIA – 2016

Tema: ”Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” (Mt 5,7). Mais de um milhão e meio de jovens de todo o mundo rumaram a Cracóvia.

 

CIDADE DO PANAMÁ – 2019

Tema: ”Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). No Panamá, a edição teve uma importante marca mariana.

 

Neste ano o evento acontecerá em Portugal de 1º a 06 de agosto. Para saber mais informações e participar basta acessar o site: lisboa2023.org

Laura Echevenguá Job

A autora, colaboradora desta Revista, é estudante
universitária de enfermagem em Porto Alegre (RS).
laura@pallottipoa.com.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.