Artigos › 08/12/2024

Por que se canta o Aleluia no Advento e por que não cantamos o Glória?

O Aleluia é cantado durante o Advento, enquanto o Glória é omitido no tempo de preparação para o Natal e na Quaresma. Vale lembrar também que não se canta o Aleluia durante a Quaresma.

 

Dom Prosper Guéranger explica que, à primeira vista, isso parece uma contradição:

“Aqui está uma característica que distingue mais marcadamente o Advento da Quaresma: a palavra de alegria, o alegre Aleluia, não é interrompido durante o Advento… É cantado nas Missas dos quatro domingos e contrasta vivamente com a cor sombria das Vestimentas”.

No entanto, há uma razão para manter o Aleluia durante o Advento, como explica Guéranger:

“[A Igreja] não esquece que o Emanuel já veio até ela, que está nela e que antes mesmo de ela abrir os lábios para pedir-lhe que a salve, ela já foi redimida e predestinada a uma união eterna com ele. Esta é a razão pela qual o Aleluia acompanha até os seus suspiros e por que ela parece estar ao mesmo tempo alegre e triste, esperando a chegada daquela noite santa, que será mais brilhante que os dias mais ensolarados e na qual a sua alegria expelirá toda a sua tristeza”

O tempo do Advento é muito diferente da Quaresma. A Quaresma é muito mais um período de penitência e tristeza, relembrando o sacrifício de Jesus na cruz.

O Advento, por outro lado, aguarda com alegria a vinda do nosso Salvador, que já veio e está conosco agora.

É justo, portanto, que o Aleluia seja mantido e nos encha de alegria num período de alegre expectativa.

 

Por que não cantamos o Glória no Advento?

Durante o Advento, a ausência do “Glória” recorda-nos de que enquanto caminhamos nesta vida, ainda aguardamos a plenitude da alegria da presença de Cristo. A própria palavra Advento, que vem do latim, “adventus”, que significa “chegada” ou “vinda”, remete-nos àquilo que virá.

Neste caso, celebramos o nascimento de Jesus sabendo que Ele virá novamente no fim dos tempos. Assim, a liturgia do Advento não apenas destaca a alegria da espera, mas também enfatiza a vigilância, a oração e a conversão, pedindo uma celebração sóbria e reservando o Hino de Louvor para a noite santa do Natal: o nascimento de Jesus.

O silêncio e o recolhimento também caracterizam este tempo litúrgico, preparando os nossos corações para o Cristo que há de vir. A sobriedade nas celebrações do Advento intensificam, portanto, a nossa alegria para quando finalmente – assim como os anjos, na noite de Natal – entoarmos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados!”.

Adaptado por Equipe Revista Rainha dos Apóstolos

Fonte: pt.aleteia.org

1 Comentário para “Por que se canta o Aleluia no Advento e por que não cantamos o Glória?”

  1. bom dia Igreja!
    eu estou muito feliz,de fazer, partes deste eventos,de orações em direção,a casa do,senhor.
    Amém!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.