COMUNICAR PARA ENVAGELIZAR
No mês de maio é celebrado o Dia das Comunicações, processo humano que nos conecta em sociedade
Já pararam para refletir que o que nos torna seres sociais é nossa capacidade de nos comunicarmos uns com os outros?
Somos, sem sombra de dúvida, a única espécie do planeta que possui uma capacidade bem complexa de comunicação. Vamos muito além da fala, da escuta, do uso puro e simples dos cinco sentidos. Utilizamos uma série de aparatos, conhecidos como meios de comunicação; sejam tradicionais ou digitais, para nos conectar e interagir. É impossível não reconhecer que o advento da internet mudou o mundo. E é esse tema que vou discorrer neste texto.
Para começar, vamos entender o que significa comunicar. Num passado não muito distante o significado desta palavra consistia em emitir uma mensagem de um emissor para um receptor por meio através de um meio. Atualmente, os estudiosos da área, já transcenderam esse conceito. Comunicar significa chegar num denominador comum. Além de considerar quem emite e quem recebe a informação, considerasse também o feedback, ou seja, se ouve um retorno do que foi transmitido, compreendendo assim, uma via de mão dupla. Sendo assim, entendemos que comunicar depende de pelo menos dois sujeitos, e pode ocorrer por meio de uma interface, e aí que as inovações tecnológicas entram. A Internet, permite interações instantâneas sendo que as pessoas podem estar bem distantes umas das outras. E a importância deste processo é cada vez mais reconhecida pelas lideranças da sociedade.
O Papa Paulo VI, em 12 de maio de 1967, atendendo a proposta do Concílio Vaticano II, publicou uma mensagem com o tema “Os meios de Comunicação Social”. E instituiu que todo dia de 31 de maio a data incentivaria o mundo a refletir sobre as oportunidades e os desafios de se conviver com os novos meios de comunicação social. Bem como devemos utilizar esses recursos para evangelizar.
Se formos parar para pensar: quantas lives, novas redes sociais surgindo e crescendo, cancelamentos, novos influencers, fake news, programas de streaming, posts, vídeos, podcasts, séries, e quantas campanhas de conscientização e informação você teve contato ou procurou? A lista é extensa e vou parar por aqui. A comunicação social está constantemente se reinventando.A comunicação nunca para! Todos os dias, os profissionais da Comunicação Social são desafiados a comunicar e informar para diversos públicos, usando diferentes meios e pensando na melhor estratégia para conquistar a atenção, informar, promover entendimento,
cooperação etc.
Já no Brasil, o Dia Nacional das Comunicações é comemorado em 05 de maio, numa homenagem ao nascimento, em 1865, do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do Brasil. Defensor dos índios, Rondon foi responsável pela criação de linhas telegráficas importantes, integrando regiões do centro-oeste e norte ao sudeste do Brasil. Rondon viveu na época em que o principal meio de comunicação à distância era o telégrafo elétrico, inventado por Samuel Morse e instalado pela primeira vez no Brasil em 1852. Para que ele funcionasse, postes e fios tinham que ser instalados por milhares de quilômetros.
Na sequência, surgiu o rádio, que permitia a transmissão de informações sem a necessidade de um meio material.
No Brasil, a primeira transmissão aconteceu em 1922, mas o rádio só foi ao ar comercialmente em 1923. Na primeira metade do século 20, centrais telefônicas foram instaladas em todo o país. Foram criados o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) e o Correio Aéreo Militar, que deu origem ao Correio Aéreo Nacional. O sistema de discagem direta à distância (DDD) data de 1958 e, em 1965, foi criada a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel). Dois anos depois,
criou-se o Ministério das Comunicações, o que dá uma ideia da dimensão que o setor atingia para o país. Em 1972 foi criada a Telebrás (Telecomunicações Brasileiras S/A) e os primeiros “orelhões” foram instalados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Três anos mais tarde, o Brasil se integrou ao sistema de discagem direta internacional (DDI). Nos anos 1980 chegaram ao país os cabos de fibra óptica e, uma década depois, os celulares. Em 1995 foi implantada a internet comercial no Brasil e em 1997 foi criada a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
E você, já pensou sobre a sua responsabilidade ao compartilhar, criar conteúdo e utilizar os mais variados meios para se comunicar? Afinal, todos somos parte fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equalitária. Podemos e devemos utilizar toda essa tecnologia, principalmente, para anunciar a boa nova e transmitir os ensinamentos de Jesus. Tudo que criamos deve ser para construção do Reino de Deus.
Henrique Alonso
O autor, colaborador desta Revista, é fotógrafo, relações-públicas
e atua com comunicação organizacional
jh.alonso@hotmail.com