Artigos › 07/03/2022

Os encontros de João Paulo II com a família Palotina

Os encontros de João Paulo II com a família Palotina

Karol Wojtyła, no período anterior A sua ordenação sacerdotal em 1946, bem como durante sua vida como sacerdote, bispo e cardeal, conheceu muito bem os Palotinos na Polônia e manteve estreitos laços com eles. Recordamos alguns encontros do Papa com a família palotina.

 

Em 24 de novembro de 1946, Karol Wojtyła, sacerdote e estudante de Cracóvia, colocou sua assinatura no registro de convidados que celebravam a Santa Missa na Igreja de San Salvatore in Onda em Roma. O dia 26 de novembro de 1946 foi o dia de sua matrícula na Pontifícia Universidade Romana de São Tomás de Aquino (Angelicum).

Quarenta anos após sua primeira viagem a Roma, em 22 de junho de 1986, João Paulo II foi visitar a Igreja de San Salvatore in Onda. Foram dois os motivos que levaram o Reitor Geral da SAC, Pe. Martin Juritsch, a convidar o Papa para essa visita: o vínculo pessoal do Santo Padre com a comunidade Palotina e o 150º aniversário da fundação da União do Apostolado Católico (UAC). Na homilia João Paulo II disse: “a minha visita de hoje encontra a sua motivação mais profunda na minha admiração pela pessoa e pela obra do vosso Santo Fundador, admiração que se tornou mais intensa no meu contato frequente com um dos vossos ilustres confrades, de quem me recordo com grande saudade: Pe. Guglielmo Möhler, durante muitos anos Reitor Geral da vossa Sociedade e também membro do Pontifício Conselho para os Leigos.

Durante o Concílio Vaticano II, trabalhamos juntos na redação do Decreto sobre o apostolado dos leigos Apostolicam Actuositatem, no qual há a solene confirmação da validade da ideia do Apostolado Católico, intuída e proclamada, já no século passado por Vincenzo Pallotti”.

 

Assembleis Gerais

Cinco Assembleias Gerais da Sociedade do Apostolado Católico foram realizadas durante o pontificado de João Paulo II: em 1983, 1989, 1992, 1998 e 2004. O Papa recebeu os participantes de quatro Assembleias, em audiências especiais.

Em 1992, os membros da Assembleia não puderam ter uma audiência porque o Santo Padre estava doente. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1993, durante a Santa Missa, deu as boas-vindas aos membros do novo Regime Geral e aos alunos do Colégio Internacional Rainha dos Apóstolos da Sociedade do Apostolado Católico (SAC).

 

 

 

Audiências com o Papa

As Irmãs Palotinas Romanas tiveram duas audiências com João Paulo: em 1995, com os membros do Governo Geral, na capela privada do Papa e em 2001, com os membros do Capítulo Geral. As Irmãs Palotinas Missionárias tiveram um contato pessoal com João Paulo II em 1992 e outro em 2004, ambos por ocasião da celebração do Capítulo Geral. É importante recordar, também, os encontros e mensagens aos membros da UAC. A Família Palotina celebrou o 150º aniversário da fundação da UAC, em 12 de abril de 1985, e os participantes da peregrinação internacional tiveram uma audiência com o Papa. Em 1995, a Família Palotina recebeu uma mensagem escrita por João Paulo II, por ocasião das celebrações do Bicentenário do nascimento de São Vicente Pallotti, assinada pelo próprio Papa, em 21 de abril de 1995.

Portanto, João Paulo II esteve próximo à Família Palotina e manifestou admiração pelo nosso carisma, desde sua juventude na Polônia. Do mesmo modo, o Papa Francisco, em Buenos Aires, conhece e mantém contato com os Palotinos. A exemplo do nosso Fundador, nossa oração e nossa obediência ao Santo Padre será sempre uma identidade palotina.

 

O autor, Padre Denilson Geraldo, é colaborador desta revista, padre palotino, membro do conselho geral da SAC e Doutor em Direito Canônico

Texto publicado na edição de março de 2022

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.