37ª JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
”Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39)
Ao longo da primeira semana do mês de agosto de 2023 acontecerá em Lisboa, Portugal, a 37ª Jornada Mundial da Juventude. Para além dos jovens, Deus derrama inúmeras graças a todos os fiéis – dos pequenos aos mais velhos – ao reunir em um só local milhares de meninos e meninas, homens e mulheres para renovar a esperança e celebrar as maravilhas que o Senhor faz na Igreja! Relembramos alguns trechos da mensagem do Santo Padre Francisco sobre o evento, publicada no dia 15 de agosto de 2022.
O lema
Maria levantou-se
“Depois da Anunciação, Maria teria podido concentrar-se em si mesma, nas preocupações e temores derivados da sua nova condição; mas não! Entrega-se totalmente a Deus! Pensa, antes, em Isabel. Apesar do inquietante anúncio do Anjo ter provocado um “terremoto” nos seus planos, a jovem não se deixa paralisar, porque dentro d’Ela está Jesus, poder de ressurreição. Levanta-se e põe-se em movimento, porque tem a certeza de que os planos de Deus são o melhor projeto possível para a sua vida.
Experimentar na própria vida a presença de Cristo ressuscitado, encontrá-Lo “vivo”, é a maior alegria espiritual, uma explosão de luz que não pode deixar ninguém “parado”.
A Mãe do Senhor é modelo dos jovens em movimento, jovens que não ficam imóveis diante do espelho em contemplação da própria imagem, nem “alheados” nas redes. Ela está completamente projetada para o exterior.
…e partiu apressadamente
Santo Ambrósio de Milão escreve, no seu comentário ao Evangelho de Lucas, que Maria
partiu apressadamente para a montanha, “porque estava feliz com a promessa e desejosa de prestar devotadamente um serviço, com o entusiasmo que lhe vinha da alegria interior. Agora, cheia de Deus, para onde poderia apressar-se se não em direção ao alto? A graça do Espírito Santo não admite morosidades”. Por isso, a pressa de Maria é ditada pela solicitude do serviço, do anúncio jubiloso, de uma pronta resposta à graça do Espírito Santo.
Maria deixou-se interpelar pela necessidade da sua prima idosa. Pensou mais nos outros do que em si mesma. E isto conferiu dinamismo e entusiasmo à sua vida. Uma vez disseram a Madre Teresa que “quanto ela fazia não passava duma gota no oceano”. E ela respondeu: “Mas, se não o fizesse, o oceano teria uma gota a menos”.
Quais são as “pressas” que vos movem, queridos jovens? Há muitos que, impressionados por realidades como a pandemia, a guerra, a migração forçada, a pobreza, a violência, as calamidades climáticas, se interrogam: Por que é que me acontece isto? Por que precisamente a mim? Mas a pergunta central da nossa existência é esta: Para quem sou eu? (cf. Francisco, Exort. ap. pós-sinodal Christus vivit, 286).
Maria é exemplo de jovem que não perde tempo a mendigar a atenção ou a aprovação dos outros – como acontece quando dependemos daquele “gosto” nas redes sociais –, mas move-se para procurar a conexão mais genuína, aquela que provém do encontro, da partilha, do amor e do serviço.
Uma pressa boa impele-nos sempre para o alto e para o outro
Uma pressa boa impele-nos sempre para alto e para o outro. Mas há também uma pressa não boa, como, por exemplo, a pressa que nos leva a viver superficialmente. Já aconteceu a muitos de nós sentir que, inesperadamente, Jesus vem ao nosso encontro: n’Ele, pela primeira vez, experimentamos uma proximidade, um respeito, uma ausência de preconceitos e condenações, um olhar de misericórdia que nunca tínhamos encontrado nos outros. Mas, sentimos também que, a Jesus, não Lhe bastava
olhar-nos de longe, mas queria estar conosco, queria partilhar a sua vida conosco. Jesus é a resposta de Deus face aos desafios da humanidade em todos os tempos.
A minha mensagem para vós jovens, a grande mensagem de que é portadora a Igreja é Jesus! Sim, Ele mesmo, o seu amor infinito por cada um de nós, a sua salvação e a vida nova que nos deu. E Maria é o modelo de como acolher este imenso dom na nossa vida e comunicá-lo aos outros, fazendo-nos por nossa vez portadores de Cristo, portadores do seu amor compassivo, do seu serviço generoso, à humanidade sofredora. Neste belíssimo momento da vossa vida, avançai, não adieis o que o Espírito pode realizar em vós!”
Para você que não pode estar presente fisicamente neste lindo evento acompanhe pelo site oficial do Vaticano e se coloque em intercessão e em unidade com toda a Santa Igreja, assim como fez Maria, pelos milhares de jovens reunidos na capital de Portugal!