Artigos › 16/12/2020

Novena de Natal – Primeiro ao quarto dia

Motivação do 1º dia da novena de Natal

– Neste primeiro dia da Novena de Natal, comece preparando o presépio. Inicie colocando a imagem de Maria, para que Ela nos acompanhe neste caminho para o nascimento do Filho de Deus.

– Que cada um faça uma oração, pedindo a Santíssima Virgem a intercessão e ajuda d’Ela, nestes dias de preparação para o Natal.

– Faça gestos de caridade e solidariedade com alguma pessoa ou família necessitada, fazendo com que outros também tenham um bom Natal.

Motivação do 2º dia da novena de Natal

– Neste segundo dia da Novena de Natal, continue preparando o presépio. Depois de ter colocado a imagem da Maria Virgem, coloque a imagem de São José.

– Que cada um faça uma oração a José e Maria, pedindo a intercessão deles e a ajuda por cada família, pedindo que essas famílias tenham os mesmos sentimentos que eles tiveram. Peça que eles o preparem para o Natal.

– Durante o dia, faça algum gesto ou atitude concreta. Aproxime-se de alguma família que esteja passando por dificuldades, busque ser vínculo de união e comunicação para eles. Faça o que puder para ajudar aqueles que estão em dificuldades.

Motivação do 3º dia da novena de Natal

– Neste terceiro dia da novena de Natal, siga preparando o presépio. Depois de ter colocado a imagem de Maria e de José, coloque o estábulo, que significa a rejeição que tiveram em Belém.

– Que cada um faça uma oração de perdão e ajuda, pedindo a intercessão de José e Maria pelos casais que estão em conflito e dificuldades, para que, neste Natal, possam começar uma nova vida.

– Faça algum gesto ou atitude concreta durante o dia. Se o casal estiver em conflito, que seja capaz de se aproximar e buscar o diálogo; se não houver necessidade disso, que ajude outros casais em situação difícil. Seja instrumento de paz e reconciliação aos demais.

Motivação do 4º dia da novena de Natal

– Neste quarto dia da novena de Natal, siga preparando o presépio. Depois de ter colocado a Imagem de Maria e José, e de ter posto o estábulo, coloque agora a manjedoura vazia, para manifestar a falta de algo, o protagonista principal, sem o qual não pode haver Natal.

– Que cada um faça uma oração ao Menino Deus, convidando-o a que venha logo encher nosso grupo, nossa família, nossa sociedade com Sua presença. Que, neste Natal, Ele seja o centro da nossa celebração.

– Faça algum gesto ou atitude concreta durante o dia. Se você conhece alguma pessoa do bairro ou da comunidade que tenha deixado o grupo ou que tenha mudado de religião, chame-a para partilhar, interesse-se pelo que ela está vivendo e sentindo. Deseje-lhe um ‘Feliz Natal’.

Oração

“Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, Tu, que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em Teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de Ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele.

Nestes dias que antecedem ao nascimento de Teu Filho, nós queremos acompanhar-Te, queremos estar contigo para aprender de Ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença.

Maria, Virgem Grávida, nós Te pedimos que, ao acompanhar-Te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de Teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e sermos perdoados, de voltar a amar, e sermos curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós.

Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo Teu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre.

Que assim seja!”

Novena retirada do site formacao.cancaonova.com/espiritualidade/novena-de-natal/4o-dia-da-novena-de-natal 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.