Artigos › 21/12/2023

GRATIDÃO Dádiva e bênção divina a quem sente ou recebe

Em meio a tantas crises mundiais, guerras, violência, acabamos por não discorrer e refletir sobre alguns sentimentos que são fundamentais para o bem viver.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento do que nos faz bem. Agradecer é uma maneira de demonstrar ainda mais valor à vida. A gratidão também pode se manifestar em uma oração, por meio de um processo de meditação, o que consequentemente eleva a fé e a espiritualidade.

Se formos para o sentido do dicionário, significa sentimento de graça experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum préstimo, um auxílio ou benefício qualquer. Em outras palavras, uma forma de reconhecimento. Embora as pessoas sejam capazes de apreciar com otimismo alguns momentos, realizações e indivíduos, nem todas praticam a gratidão com frequência. Às vezes, se faz necessário um lembrete ou um empurrão para exercê-la.

Quando alguém sente a gratidão de forma interior, e faz isso com todo seu coração e alma, acredito que imediatamente se conecta com o bom Deus. Tudo de bom que recebemos nesta vida é graça recebida D’Ele. Tive o privilégio de ter uma formação espiritual na paróquia que frequentei, e sinto o impulso de compartilhar neste espaço, e dessa forma, também, expressar a minha gratidão.

 

 Gratidão gera felicidade

A gratidão expressa em forma de retribuição pode formar uma corrente do bem. Logo, ser grato, não precisa ser apenas uma expressão verbal e pessoal, pode ser uma manifestação por meio de gestos, e estes podem promover mais gratidão nas pessoas, formando um ciclo de graças, à Deus e a nossos irmãos. Já pararam para pensar que o ateu não tem para quem agradecer? E no quão solitário pode ser viver e ver a vida dessa forma? Agradecer é muito mais que dar graças. Requer reconhecimento e correspondência. É um ato e testemunho de fé.

Mais do que estreitar laços, o hábito é benéfico por gerar felicidade ao receptor e também a quem prestou o gesto. Expressar para que o outro perceba a manifestação deste sentimento é fundamental, e por que não dizer que é um ato de empatia. Quem nos concede um favor, uma graça, sente-se reconhecido e recompensado, e, muitas vezes, um simples obrigado, pode fazer a diferença.

A gratidão recompensa a generosidade e mantém o ciclo de comportamento social saudável, o que promove a sensação de tranquilidade, afirmam muitos especialistas. E entrando na seara dos benefícios para a saúde, pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, afirmam que a gratidão é um poderoso remédio para o cérebro.

Ao experimentar o sentimento, duas partes do órgão são ativadas: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal. As áreas estão envolvidas em percepções de recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que o outro pensa. Podemos depreender que a gratidão aproxima positivamente as pessoas.

 

 Gratidão promove humildade

Também podemos e devemos ver a gratidão como um gesto de humildade, ao reconhecermos que não somos autossuficientes. Logo, como seres sociais este sentimento nos entrelaça de forma muito positiva e produtiva. É sinal de Deus em nossa existência. E voltando à questão da saúde física, o estudo de Harvard comprova que agradecer fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar, aumenta a resiliência contra doenças, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão. Em uma pesquisa realizada com trezentos adultos, o grupo que fez um exercício de agradecimento apresentou melhora na saúde mental em comparação aos participantes sem atividade. A saúde dos adeptos do hábito é “quase de ferro”. Eles têm sistemas imunológicos mais fortes, apresentam pressão arterial baixa e dormem melhor que o outro grupo. Reconhecer uma atitude deixa as pessoas em alerta para, quando possível, exercê-la novamente. Quem agradece com regularidade mantém maiores níveis de alegria e emoções positivas. E voltando para o lado da interiorização, a gratidão é um alimento que fortalece o espírito.

Por fim, a gratidão nos conecta, da melhor forma possível com o mundo físico e espiritual, cultivá-la e propagá-la é imitar a Jesus Cristo e seus ensinamentos. Sou grato por todos que me leem e que me motivam a continuar nesta missão de escrever e compartilhar sobre o que vejo, penso e sinto!

 

Henrique Alonso

O autor, colaborador desta Revista, é fotógrafo,

relações públicas e atua com comunicação organizacional

 jh.alonso@hotmail.com

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.