Historinhas › 11/05/2020

Dia de Catequese

 

É dia de catequese e nossa Super Turma está bem animada para ir ao encontro. Todos conversam no caminho sobre as maravilhas que a catequista ensinou até hoje nas aulas.
– Adorei quando aprendemos sobre a criação do mundo. Todos os animaizinhos e plantas que Deus criou, além do homem e a mulher, claro, disse empolgada Jasmin.
Já Lucca salientou a vida dos profetas:
– Abraão e Moisés são demais. Mantiveram a fé em Deus mesmo em momentos muito difíceis para o povo.
– Eu gostei do Rei Davi, que derrotou um gigante com um estilingue e uma pedra e depois se tornou o rei de Israel, falou Enzo.
Mas todos concordaram com o personagem que mais chamou a atenção: JESUS.
– Ele fazia milagres, curava os doentes e não julgava ninguém, ao contrário, ajudava a todos a se converterem para Deus, explicou nosso ruivinho Nick.
Pensativo, Lipe estava ouvindo tudo o que os amigos diziam. Uma dúvida inquietou o nosso amiguinho:
– Mas, gente, como a professora de catequese sabe de tudo isso? São muitas histórias lindas, de onde vieram?
Decidiram perguntar para a catequista assim que chegassem na Igreja. Ao entrarem na sala, todos fizeram uma oração e pegaram seus livros de exercícios, mas antes de começar o encontro, Lipe perguntou:
– Professora, de onde vem todas as histórias lindas que aprendemos até hoje sobre Deus?
Feliz com a pergunta, a catequista pegou um livro e começou a explicar:
– Daqui. Isto é uma BÍBLIA. Vocês sabem o que é?
– Nós temos uma em casa. Fica sempre aberta no centro da mesa. Eu nunca li, mas minha mãe vive pegando para olhar, lembrou Enzo.
– Lá em casa temos uma pequena. Meu pai leva no bolso. Ele lê quando anda de ônibus, disse Lucca.
A catequista explicou a todos que a palavra BÍBLIA significa BIBLIOTECA, ou seja, coleção de livros, pois dentro dela há 73 livros escritos que contam toda a história do povo de Deus, desde a criação do mundo, nascimento, vida e morte de Jesus e como se formaram as primeiras comunidades cristãs.
– Como assim 73 livros dentro de um único livro?
– Sim, é que na verdade várias pessoas escreveram a Bíblia, mas inspiradas unicamente por Deus. Isso levou muito anos, pois ela começou a ser escrita antes de Jesus nascer e terminou cem depois da sua morte. Para que tudo ficasse junto, se formou este grande livro que é a palavra de Deus, explicou a catequista.
Aproveitando a pergunta de Lipe, a professora começou a ensinar as crianças a como ler a Bíblia. Você sabe, amiguinho, como interpretar este valioso livro? Não? Então veja como é simples:
– Ela é dividida em duas partes: ANTIGO (antes de Cristo) E NOVO TESTAMENTO (depois de Cristo). Se você quer saber mais sobre Moisés, a barca de Noé, Rei Davi e Salomão, você lerá o Antigo Testamento. Já se sua curiosidade é sobre Jesus e os apóstolos, vai abrir a Bíblia no Novo Testamento. Cada livro tem CAPÍTULOS E VERSÍCULOS. Os CAPÍTULOS são as divisões que encontramos nos livros sagrados e são denominados por NÚMEROS GRANDES. Já os VERSÍCULOS são NÚMEROS PEQUENOS que aparecem no meio dos textos. Todo domingo, na missa, o padre lê algum texto bíblico. Ele é descrito para a gente nos folhetos. Normalmente em ABREVIATURAS, que é para facilitar a procura. Por exemplo, se você quer ler o livro de Mateus, capítulo 1, versículo 15, ele estará abreviado desta forma: Mt 1, 15.
– Nossa, quanta coisa legal. Agora quando o padre falar sobre algum livro da palavra de Deus, já vou saber encontrar, disse Lipe muito contente.
– Não esqueçam o principal, meus queridos catequizandos: na verdade a Bíblia é uma grande carta que Deus enviou para cada um de nós. E nela está o plano de uma vida perfeita.
Todos saíram muito felizes do encontro e com a proposta de ler todos os dias uma pequena parte da Bíblia. E você, amiguinho? Gostou de aprender mais sobre a palavra de deus? Vamos imitar nossos Super Heróis e se encher mais da história de fé? Deus com certeza ficará muito feliz.

 

Publicado na edição de Setembro de 2019

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.