Artigos › 11/07/2022

Vozes da Mudança

Vozes da Mudança

 

 

 

 

Em julho comemoramos o Dia Internacional da Amizade e sabemos que as amizades e grupos mais marcantes estão normalmente focados num determinado tempo de nossas vidas, a juventude.

 

Nessa fase da vida queremos “mudar o mundo” das mais diversas formas e para isso trazemos para perto os nossos amigos. Essa juventude agora está mostrando aos líderes adultos mundiais, que precisamos menos de debates e discursos, e mais de atitudes práticas em relação ao meio ambiente. A garra e vitalidade dessa galera, gera uma força motor que está mudando os paradigmas do planeta. Graças a esse grupo, que está colocando a “boca no trombone”, podemos ter esperanças que as próximas gerações possam realmente ter um futuro melhor, mais sustentável e mais equilibrado entre ser humano e natureza.

Bom, você acha que eu estou falando apenas da Greta Thunberg? Sim, falo dela, afinal ela é a voz que começou a expor e mostrar que era possível sim mudar os rumos de como tratamos nosso planeta. Essa corajosa jovem merece todos os nossos parabéns, mas ela não está sozinha. Inspirados na jovem sueca, outros jovens se organizaram para mostrar aos líderes mundiais que os futuros problemas climáticos precisam de soluções conjuntas no presente.

 

GRETA THUNBERG, 19 ANOS

Seu nome tornou-se popular desde que a jovem começou a liderar greves contra as mudanças climáticas em 2018. A atitude da estudante inspirou milhares de alunos a saírem da sala de aula para exigirem medidas contra o aquecimento global.

A sueca de 19 anos já apareceu no “The Daily Show With Trevor Noah”, se reuniu com Barack Obama e fez um discurso inflamado este mês para líderes mundiais nas Nações Unidas.

 

ISRA HIRSI, 18 ANOS

Filha da congressista norte-americana Ilhan Omar, é uma defensora da justiça social de longa data, mas há alguns anos se envolveu no ativismo climático. Hirsi diz que se inspirou a enfrentar as mudanças climáticas depois de ver dutos construídos em Minnesota.

Em 2014, ela se juntou a um grupo ambientalista em sua escola e mais tarde foi cofundadora da US Youth Climate Strike – inspirada no movimento de Thunberg.

 

 

 

AUTUMN PELTIER, 16 ANOS

Ela tinha apenas oito anos quando participou de uma cerimônia indígena em uma reserva ambiental onde viu uma placa avisando que a água não poderia ser ingerida porque era tóxica. Seis anos depois, aos 14 anos, Peltier fez disso a sua luta e agora atua pela conservação e pelos direitos indígenas à água.

Um pouco antes, aos 12 anos, Peltier confrontou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau dizendo-lhe que estava insatisfeita com os projetos aprovados por ele que usavam gasodutos. Trudeau então prometeu a ela que protegeria a água.

 

 

BRUNO RODRIGUEZ, 21 anos

Na Cúpula do Clima da Juventude da ONU de 2019, Bruno Rodriguez declarou que as mudanças climáticas podem ser consideradas como a “crise política, econômica e cultural de nosso tempo”.

O ativista de 21 anos organizou greves estudantis em Buenos Aires e até hoje, periodicamente, convoca outros jovens para lutar contra a complacência do governo com políticas de poluição incentivadas pelo setor privado.

“Sempre ouvimos que nossa geração será a encarregada de lidar com os problemas que os líderes atuais criaram. Não vamos esperar passivamente pelo futuro. Agora é a hora de sermos líderes”, disse ele durante seu discurso na ONU.

 

 

HELENA GUALINGA, 19 ANOS

Residente na Amazônia equatoriana, lutou por questões climáticas a vida toda – principalmente contra as grandes petrolíferas. No entanto, em 2019, Gualinga disse que estava assustada com o que poderia acontecer com sua comunidade, principalmente em face dos recentes incêndios e do aumento do desmatamento.

Ela trabalha especialmente para defender outros povos indígenas. “Ao proteger os direitos dos povos indígenas, protegem bilhões de acres de terra da exploração”, escreveu ela em uma postagem no Instagram.

 

 

Esses são apenas alguns exemplos, existem muitos outros lutando por essa causa. Que vozes e atitudes como desses jovens se espalhem e criem cada vez mais novos grupos de amigos, os amigos do planeta, da natureza e da vida. Feliz dia da amizade a todos!

 

 

O autor, Juarez Rodolpho dos Santos, é colaborador desta revista e designer gráfico em Porto Alegre (RS)

Texto publicado na edição de julho de 2022

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.