O INSTITUTO PALLOTTI E A REVISTA APOSTOLATO UNNIVERSALE
O Instituto San Vincenzo Pallotti de Roma iniciou suas atividades em 1943 com a finalidade de desenvolver pesquisas sobre a pessoa e o carisma de São Vicente Pallotti. Para tanto, foi publicada em 1999 a Revista Apostolato Universale com quatro números por ano que definitivamente ajudaram o desenvolvimento e o objetivo do Instituto. Após vinte anos da primeira edição da Revista, o Instituto San Vincenzo Pallotti de Roma, procurando responder aos novos desafios, apresenta a Revista Apostolato Universale com uma nova configuração na forma impressa e eletrônica (www.apostolatouniversale.org) com acesso gratuito. A visão da nossa Revista, na perspectiva do carisma palotino, é publicar artigos em diversas línguas, possibilitando a internacionalização e a interdisciplinaridade da pesquisa sobre a pessoa e o carisma de São Vicente Pallotti. Deste modo, o Instituto San Vicenzo Pallotti de Roma procura responder ao seu propósito de servir à Igreja e à cultura contemporânea com o carisma que São Vicente Pallotti recebeu de Deus.
O número 48 (2019) da Revista Apostolato Universale inicia com o artigo do Reitor Geral da SAC, Pe. Jacob Nampudakam, que analisa a cristologia de São Vicente Pallotti. O mesmo tema é abordado também pelo Pe. Rajesh. A Madre Geral das Irmãs Palotinas, Irmã Ivete Garlet, escreve sobre o carisma de São Vicente Pallotti, enquanto a Irmã Lilia Capretti descreve a história das diversas Congregações de Irmãs Palotinas. Pe. Fabián Silveira propõe um texto sobre a visão eucarística do nosso Fundador, e o Pe. Valdeci Antonio de Almeida analisa a família de Pallotti. A seção de artigos é conclusa com uma pesquisa do Pe. Oman sobre o apostolado de Pallotti com os jovens. Temos também a seção de comunicações, pequenos textos, sobre o sínodo dos jovens, São Vicente Pallotti e os jovens, as três ansiedades de São Vicente Pallotti, Pallotti como profeta da espiritualidade da comunhão, Maria Rainha dos Apóstolos e um estudo sobre o Centro Cultural e Social Vicente Pallotti na cidade de Santa Maria.
Fizemos uma seção neste número a partir de uma carta que São Vicente escreveu aos seus alunos do Colégio Urbano, em 1849, enquanto se refugiava no Colégio Irlandês de Roma por causa da Revolução Romana. Todos os anos, durante o tríduo em preparação à solenidade de São Vicente Pallotti, os alunos do Colégio Urbano de Propaganda Fidei escrevem uma carta de resposta ao nosso Santo. Nesta edição
(n. 48), publicamos as cartas dos anos 2002-2010, e no próximo número serão publicadas as cartas até 2019.
Dado que no domingo, 15 de setembo de 2019, em Limburgo, houve a beatificação de Pe. Richard Henkes, mártir palotino no campo de concentração de Dachau em 1945, publicamos as notícias da Santa Sé sobre a beatificação e as homilias dedicadas ao novo beato na Igreja SS. Salvatore in Onda durante o tempo do Advento de 2018. Outra ocasião de alegria foi a conclusão, na fase diocesana, da investigação sobre as virtudes heroicas da Madre Anna Sardiello, fundadora das Irmãs Eucarísticas de São Vicente Pallotti. Por fim, na Revista Apostolato Universale há uma editoria dedicada à União do Apostolado Católico.
Estamos trabalhando para que a Revista Apostolato Universale seja utilizada em nossas faculdades, casas de formação, colégios, grupos e paróquias. O objetivo não é somente apresentar os estudos ao público, mas também receber contributos com novas pesquisas. Por isso, convidamos os membros da família palotina, também com o auxílio do Instituto San Vicenzo Pallotti de Roma, a desenvolver encontros de estudos, congressos e simpósios para que o carisma palotino responda às necessidades sociais e eclesiais do presente.
Sabemos que um carisma não pode estar trancado ou recluso a um pequeno grupo de pessoas, mas ele serve à Igreja católica, universal, e dialoga com todas as realidades humanas. Um carisma que vem de Deus só pode ser como ele é: Deus é amor, Deus é diálogo, Deus é abertura para o outro, Deus é partilha e comunhão.
Por fim, o Instituto San Vicenzo Pallotti de Roma criou um novo logotipo que representa a Casa Geral da Sociedade do Apostolado Católico, em frente à Ponte Sisto, no coração de Roma. O logotipo visa destacar a ligação do Instituto com a origem do carisma palotino, ou seja, onde São Vicente Pallotti residiu e onde seu corpo repousa. O Instituto também motiva os estudantes residentes na Casa Geral da SAC a desenvolver pesquisas sobre o santo que trabalhou incansavelmente para o apostolado universal.