COMO EVITAR A COMPRA DE PRODUTOS COM “PREÇO MAQUIADO”?
O Consumidor (IDEC), a prática do falso desconto ainda é considerada o principal abuso na relação de consumo durante a data promocional denominada Black Friday.
Essa data é famosa pela promessa de promover grandes descontos em diversos produtos, principalmente no varejo online. No entanto, os consumidores devem ficar atentos para as ofertas com preços enganosos.
Prática que foi criada nos Estados Unidos e adotada pelos varejistas brasileiros, aqui, ganhou o apelido de “Black Fraude”. Isso, porque muitas lojas adotaram a chamada “maquiagem de preço”, ou seja, inflacionam o valor dos produtos dias antes para depois divulgar a venda “com desconto” e dar a impressão ao consumidor de que é uma boa oportunidade de compra, o que ficou conhecido como “tudo pela metade do dobro”.
Dica de prevenção e antecipação
É importante que os consumidores acompanhem os preços dos produtos desejados antes de chegar à Black Friday. Assim, será possível identificar se o fornecedor está realmente oferecendo um desconto real.
Caso o consumidor efetue uma compra e note, posteriormente, que acabou pagando um valor maior do que aquele praticado pelo mercado, o cliente tem o direito de exigir o valor justo; podendo, contudo, registrar uma reclamação no Procon, que vai tentar a intermediação com a empresa.
Também é bom que o comprador faça um print (uma cópia da tela da oferta) ou foto da oferta na loja, com todas as informações da compra para comprovar que ele pagou um valor maior do que o praticado; pois isso facilita questionamentos caso o preço apresentado na data seja maior ou artificialmente encarecido às vésperas do evento para aparentar ter um grande desconto.
Recomenda-se, ainda, alguns sites
exclusivos com o registro histórico
dos preços dos produtos, tais como:
zoom.com.br
A plataforma de comparativo de preços traz algumas ferramentas.
O consumidor pode criar um alerta nos produtos que deseja comprar para receber uma notificação quando ocorrer uma oferta. O site conta ainda com um histórico de preços que mostra em um gráfico a variação de preços de um produto nos últimos 40 dias ou 6 meses.
buscape.com.br
Permite pesquisar produtos por faixa de preço e de desconto. Além de possuir o histórico de preços e o alerta de ofertas.
blackfridaydeverdade.com.br
O site também é uma extensão (plug in) para o navegador, que ajuda o consumidor a comparar e monitorar preços nas maiores lojas da internet, além de alguns cupons de desconto. A plataforma possui o Termo de Compromisso, no qual todas as lojas da campanha assinam se comprometendo a oferecer descontos reais, condições transparentes e seguras ao consumidor.
É preciso ficar atento, também, aos anúncios que simulam site oficial, mas que são fraudes.
O consumidor deve procurar o site oficial da loja.
Outra dica importante é conferir a reputação da loja, por meio da plataforma consumidor.gov.br, que permite a checagem da reputação de grandes varejistas, incluindo, ainda, reclamações, experiências de usuários e outros dados relevantes.
Além disso, é importante que as ofertas sejam comparadas em sites diferentes, e que o alerta soe para produtos que aparecem muito mais baratos em alguma plataforma em comparação às concorrentes.
Em caso de dúvida, consulte o PROCON local ou um advogado.
Fernanda Martelli
A autora, colaboradora desta Revista,
é advogada – OAB/MS 13.291
femartelli7@hotmail.com