A BÍBLIA PODE SER ATUAL?
Em setembro celebra-se de forma especial a Palavra de Deus e ouviremos muito sobre esse assunto. Mas, afinal, um livro tão antigo é capaz de ser vivo e eficaz para os dias de hoje? Um jovem pode gostar de lê-lo?
Mais do que um livro, a Bíblia contém a Palavra de Deus, a história da salvação da humanidade e da nossa salvação pessoal. Diferente de um livro da J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, a Bíblia é onde está escrito e descrito os mistérios da fé. “Quando vivemos a Palavra de Deus, levamos dentro de nós o Eterno!”. Esta foi a afirmação feita pelo, então, Papa Bento XVI, que vai nos auxiliar ao longo deste texto a chegar às respostas de nossas perguntas – mesmo que ela não dependa somente da leitura desta pequena reflexão.
Bento XVI afirmou, também, que a Palavra de Deus é sempre atual, e em um jogo de palavras disse: “O que hoje é moderníssimo, amanhã torna-se passadíssimo”, de modo irreverente, recordou que somente a Palavra Divina é imutável.
A Bíblia, como disse o então Pontífice, é a Palavra Divina, é o próprio Deus que ressuscitado está! Esse Deus se revela com aqueles que ama e se comunica por meio da Sua Palavra. É ali, na leitura e meditação do Antigo Testamento, nas promessas, profecias e alianças de Deus para e com seu povo.
No Novo Testamento contemplando a vida e vinda no Messias e seu holocausto de amor que este mesmo Deus, uno e trio, fala e conduz seus filhos. Realiza curas, milagres, pequenas e grandes graças diárias. Ali que descobrimos o seu amor fiel, intenso e incondicional por nós. Sua misericórdia certeira e impressionante. É ali que descobrimos quem somos. Sim, porque não somos o que achamos ou que falam de nós, somos verdadeiramente o que Deus pensa de nós, como disse certa vez a jovem Santa Teresinha.
E quanto mais procuramos entender a Bíblia, sendo autênticos, mais participamos da transformação do mundo inteiro, pelo poder de Deus.
“O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isso é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la a mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’.” disse Bento XVI.
A Bíblia não é antiga e nem moderna, ela é eterna e nos lança para o Eterno. Se Deus é eterno, é aquele que era, que é e que será, como sua palavra, aquilo que vem de seu santo Coração, pode ser ultrapassada? Sim! Há algo, grandioso, que só Deus é capaz de fazer: o que Ele toca, Ele torna novo e faz com que volte à vida, à verdadeira vida.
Assim é a Palavra de Deus em nossas vidas: é viva, eficaz, nos dá a verdadeira vida e é exatamente o que precisamos em qualquer época, em qualquer circunstância, no ano 1500, 1980 ou 2023.
Laura Echevenguá Job
A autora, colaboradora desta Revista, é estudante
universitária de enfermagem em Porto Alegre (RS).
E-mail: laura@pallottipoa.com.br